São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
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Compra é desfeita, mas prestações são cobradas

DA REPORTAGEM LOCAL

Cobrança indevida é a queixa de Maria de Lourdes de Lima Bellini, de Santo André (SP), contra a Compaq Computer.
Na origem de sua reclamação está um micro Compaq adquirido em 16 de dezembro passado, na feira de informática Comdex.
O computador apresentou defeitos na placa principal, no modem e no sistema operacional.
Foi encaminhado para a assistência técnica Pulsar no dia 27 de dezembro, permaneceu lá para conserto até 10 de janeiro, mas os defeitos continuaram os mesmos.
Para resolver a questão, a leitora entrou com processo junto ao Procon em 26 de fevereiro. A audiência foi marcada para 29 de abril.
Em 23 de abril, Bellini recebeu proposta de acordo da empresa. Pelo acerto fechado no dia 24, um representante da Compaq iria até a casa da leitora retirar o micro e devolver o valor pago, o que foi feito.
Ocorre que a compra era financiada e os títulos correspondentes às prestações foram protestados.
Outro lado
A diretoria de assuntos corporativos da Compaq afirma que a compra feita por Maria de Lourdes Bellini tinha por base um financiamento nas seguinte condições: uma entrada de R$ 279 e 12 parcelas iguais de R$ 299 cada, todas vencendo no dia 17 de cada mês.
Em abril, antes da audiência no Procon, a Compaq, por meio de sua revenda Compumicro, realizou o acerto, reembolsando o valor da nota fiscal original (R$ 3.033) corrigido, perfazendo um total de R$ 3.150,07, e recebeu quitação de Maria de Lourdes.
Como o reembolso foi feito pelo total da nota e não pelo valor efetivamente pago (R$ 1.475), o financiamento permanece em vigor. Daí o protesto dos títulos.

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