São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra culpa Maluf pelo desemprego

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, responsabilizou ontem o prefeito Paulo Maluf (PPB) pela taxa recorde de desemprego na cidade.
"O prefeito Paulo Maluf nunca tratou de atrair atividade nenhuma para a cidade", disse Serra. Para ele, a inércia da prefeitura gerou um nível de desemprego maior na cidade, na comparação com outros grandes centros urbanos.
O tucano argumentou ainda que faltou empenho à prefeitura para, por exemplo, conseguir instalar em São Paulo algumas das montadoras que recentemente investiram em fábricas no país.
Paralisado na pesquisa Datafolha (com 17%), Serra elegeu o combate a Celso Pitta (PPB), candidato do malufismo, como prioridade na atual fase da campanha.
O desemprego é o tema que mais causa preocupação no comando da campanha do PSDB. Serra foi agressivo ao comentar a afirmação de Maluf e Pitta sobre possíveis desempenhos opostos das administrações federal e municipal na geração de empregos.
Maluf bate na tecla de que seu governo criaria empregos, ao contrário do que ocorreria com FHC. "Isso é uma idiotice de Maluf", declarou o tucano.
"Mentiroso"
Serra está irritado principalmente com a tentativa de Maluf de carimbá-lo como o "candidato dos banqueiros".
O candidato tucano trocou o habitual comedimento ao responder a Maluf, que teria dito que Serra recebera doações dos bancos Nacional e Econômico na sua campanha vitoriosa ao Senado em 94.
"O governador Maluf sempre foi um mentiroso contumaz. Numa época se pensou que ele estava recuperado, mas o desafio a provar que não está mentindo agora", atacou Serra, que negou ter recebido dinheiro dos dois bancos na sua campanha de 94.
Os elaboradores do programa de governo de Serra estão coletando dados sobre a administração malufista. Mesmo as grandes obras viárias concluídas por Maluf já são questionadas pelo PSDB.
A maneira tucana de questionar as obras é sinuosa. São elogiadas, mas sempre na sequência vem a observação de que elas não são suficientes para resolver o problema do congestionamento.
Para Serra, a solução para ao menos minorar os problemas de trânsito na cidade passa obrigatoriamente pela participação da prefeitura na ampliação do metrô, o que não ocorre hoje.
Senado
O candidato tucano prometeu que até o final do mês decide se irá se licenciar do Senado. Teme-se que os adversários apontem o candidato como parlamentar faltoso.

Texto Anterior: Admirável mundo novo
Próximo Texto: Tucano promete nova secretaria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.