São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Ursa foge de circo e pára avenida em SP

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma ursa de três anos fugiu ontem de manhã durante ensaio no picadeiro do circo Vostok, no Tatuapé (zona leste de São Paulo).
O animal, chamado Kátia, rumou para a avenida Radial Leste, uma das mais movimentadas da cidade, onde acabou provocando um acidente entre dois carros.
Ninguém se feriu na confusão provocada pelo passeio da ursa. Depois de circular, sem ser apanhada, por cerca de 15 minutos na Radial Leste e na praça senador Virgílio Távora, Kátia voltou sozinha para o cativeiro.
Segundo o domador da ursa, o russo Vladmir Figurov, Kátia escapou do picadeiro às 9h10, por uma fenda na lona do circo.
"Ela estava saltando de um banco e ia começar a ensaiar o passeio de bicicleta quando se assustou com o rugido de um dos leões e saiu correndo para fora do circo."
O domador contou que a ursa tentou voltar à jaula, mas, como a encontrou fechada, fugiu em direção à Radial Leste, próximo à avenida Salim Farah Maluf.
Na avenida, o motorista Marcelo Leite de Campos disse ter sido obrigado a dar um "cavalo-de-pau" com seu Fiat Elba para não atropelar Kátia e um dos funcionários do circo, que tentava conter o animal.
"Eu me assustei quando vi um urso na minha frente. O animal até que é bonitinho, mas em outras circunstâncias, como no circo, por exemplo", afirmou Campos.
Na manobra, Campos acabou batendo em uma Belina. O circo Vostok pagou R$ 2.500 pelo conserto da Elba. Até as 19h de ontem, o motorista da Belina não havia reclamado dinheiro para o conserto.
"O instinto do animal, quando acuado, é atacar ou tentar voltar para sua 'área de vida' (local onde habita). Nesse caso, a ursa fez a segunda opção", afirmou o biólogo Mário de Vivo, do Departamento de Biologia da USP de Ribeirão Preto (319 km ao norte de SP).
Dia de descanso
Kátia perdeu o treino da manhã e passou o resto do dia descansando em sua jaula. Só hoje ela volta a ensaiar seu número -em que anda de skate, de patinete, de bicicleta e dirige moto, juntamente com as "colegas" ursas Ira e Maska.
Segundo o gerente do Vostok, José Estilita, não houve negligência da segurança do circo.
"No momento em que o animal fugiu, todos os funcionários foram tentar resgatá-lo. A ursa quis fazer um footing (dar um passeio)", declarou Estilita.
Ele afirmou que essa foi a primeira vez que um animal do circo Vostok escapou. O Vostok atua há 35 anos no Brasil.

Próximo Texto: Animal é perigoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.