São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiscais acham 500 canários mantidos em cativeiro

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e PMs apreenderam ontem 500 canários que estavam sendo mantidos em cativeiro no quintal de uma casa, em Recife (PE).
Segundo o coordenador de fiscalização do Ibama no Estado, Emanuel Dantas, as aves estavam sendo treinadas para participar de "rinhas" -combates entre pássaros, comuns no Nordeste.
Os canários -400 da espécie "da terra" e cem do Peru- viviam em condições precárias, divididos por idade e aglomerados em grupos de 50, em gaiolas feitas para abrigar "no máximo" dois deles, disse Dantas.
A apreensão ocorreu às 6h30, com autorização da Justiça Federal. O acusado pelo Ibama pelo tráfico dos canários, Walter Vieira, teria fugido ao notar a movimentação na rua.
Na casa, uma mulher que se identificou como Maria, irmã de Vieira, confirmou aos fiscais que os pássaros eram criados no quintal pelo suspeito.
Segundo Dantas, manter animais silvestres em cativeiro e vendê-los sem autorização do Ibama é crime inafiançável. Mas por não ter sido preso em flagrante, o acusado poderá responder eventual processo em liberdade.
Os pássaros apreendidos foram levados à superintendência do órgão no Estado e submetidos a exames. Eles passarão por um por período de readaptação antes de serem devolvidos ao seu habitat natural.

Texto Anterior: Filmes mostram fugas como tragédias
Próximo Texto: Cetesb põe até secretárias para multar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.