São Paulo, sábado, 3 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra não terá convidados em programa

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro programa de televisão de José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, que será veiculado hoje, vai deixar bem claro quem é a estrela da candidatura: o próprio Serra.
Não está prevista, por exemplo, a presença de um apresentador, como existe no programa de Celso Pitta (candidato do PPB).
Também não serão apresentados depoimentos de políticos ou outras celebridades a favor de Serra, diferentemente de uma das marcas da campanha de Pitta, a constante participação de Paulo Maluf, prefeito de São Paulo.
Testemunhos pró-Serra só entrarão no ar, eventualmente, numa segunda fase da campanha, segundo um assessor do tucano.
Essa estratégia de concentrar em Serra todos os focos dos programas e dos anúncios de televisão tem uma explicação bastante simples. Seus assessores acreditam que Serra está ocupando a quarta posição nas pesquisas de opinião porque grande parte da população não sabe que ele é candidato a prefeito.
"O Serra foi o último candidato a entrar na disputa. Pesquisas mostram que relativamente pouca gente sabe da sua candidatura", explica Lu Fernandes, coordenadora de comunicação do PSDB.
Os riscos
Já os programas de Pitta vão seguir o padrão estabelecido na campanha de Maluf à prefeitura, há quatro anos. "Até tentei mudar, mas a eleição é importante demais e decidi não correr riscos", diz Duda Mendonça, publicitário da campanha do PPB e que ajudou a mudar a imagem de Maluf.
Isso significa que os programas de Pitta, que também estréiam hoje, vão ter uma apresentadora, clipes, cenas externas, apresentações de Maluf, cenas do candidato falando (no máximo, três minutos porque "senão cansa o espectador", afirma Mendonça). Seria importante, na sua opinião, fazer programas bem variados, com cenas curtas "para não ficar chato". Pitta é o candidato com maior tempo no horário gratuito.
Audiência
Já o PT resolveu centrar sua artilharia no programa a ser divulgado à noite, que deverá ter uma audiência muito maior do que o da tarde. No domingo, o PT vai colocar no ar três novos comerciais, reforçando a mensagem do programa de estréia.

Texto Anterior: Na TV, Maluf 'exagera' realizações
Próximo Texto: 'Candidatos são mal-ajambrados'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.