São Paulo, sábado, 3 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula vê necessidade de adequar país à globalização

Petista defende investimento federal em infra-estrutura

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O líder do PT Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem em Belo Horizonte que o país tem de se adequar à realidade econômica mundial, mas nunca abandonar o bem-estar social para poder se desenvolver.
Segundo Lula, o presidente Fernando Henrique Cardoso diz "meia verdade" quando responsabiliza o desemprego no país pela globalização da economia.
"A outra meia verdade é que na hora que tivermos investido em obras de infra-estrutura, saúde, educação, reforma agrária e termos uma política agrícola estaremos gerando emprego neste país."
Para ele, o país precisa se modernizar, aumentar a sua produtividade, mas que isso "só terá sentido se tiver capacidade de causar bem-estar social à população".
O petista criticou o fato de o governo alegar que não há recursos para obras sociais, mas ajudar os bancos por meio do Proer (programa de reestruturação dos bancos).
Ao fazer isso e liberar as tarifas bancárias, FHC "está se mostrando um serviçal do sistema financeiro", na avaliação de Lula.
Outro lado
Para o porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, ao dizer isso, Lula demonstra não estar "preparado para entender o risco que uma crise do sistema financeiro pode trazer a milhares de depositantes". "Ou, então, ele (Lula) está utilizando esse tema para fins eleitorais, o que é lamentável", afirmou.

Texto Anterior: Metas do governo federal para 1997
Próximo Texto: Delegação do PT é recebida por Marcos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.