São Paulo, sábado, 3 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Xangô de Baker Street" está em quinto lugar na Itália

DA REPORTAGEM LOCAL

Livro de Jô Soares já vendeu entre 8.000 e 9.000 exemplares
A editora Einaudi, de Turim, o colocou no mercado há três semanas com o nome de "Un Samba per Sherlock Holmes".
O livro faz parte da coleção I Coralli, que reúne narrativas estrangeiras e italianas.
"Está tendo um desempenho surpreendentemente bom", disse Paolo Collo, editor da Einaudi, em entrevista à Folha, por telefone. "Duas semanas depois do lançamento, chegou à sexta colocação na lista. Agora, passou para o quinto lugar."
Collo calcula que a Einaudi vendeu entre 8.000 e 9.000 exemplares do livro, que ainda está na primeira edição.
"Tomamos o cuidado de imprimir uma tiragem pequena, com apenas 10 mil cópias, porque Jô Soares é totalmente desconhecido na Itália", afirmou o editor. "Esperamos que ele nos visite em outubro."
No Brasil, um livro de autor pouco conhecido costuma ter edição inicial de aproximadamente 1.000 exemplares.
Daniela Ferioli assina a tradução italiana. "A palavra 'xangô' saiu do título por não dizer nada para nós", explicou Collo.
O semanário "TuttoLibri", que pertence ao jornal "La Stampa", elabora a lista dos mais vendidos a partir de dados fornecidos por livrarias de toda a Itália.
Outro brasileiro, o escritor Paulo Coelho, ocupou o topo do "ranking" durante seis meses com "O Alquimista".
A Cia. das Letras lançou "O Xangô de Baker Street" no mercado brasileiro em setembro do ano passado. O livro está hoje na 10ª edição e já vendeu 350 mil exemplares.
No último dia 28 de julho, ocupava o quarto lugar na lista dos campeões de venda que o caderno "Mais!" publica mensalmente (categoria "ficção").
Perdia somente para "O Mundo de Sofia" (Jostein Gaarder), "A Verdade de Cada Um" (Zíbia Gasparetto) e "Farewell" (Carlos Drummond de Andrade).
A Folha não conseguiu localizar Jô Soares para ouvi-lo sobre o sucesso do livro. O humorista está de folga em Nova York, onde aproveita para se reunir com sua agente literária, que tenta vender a obra nos Estados Unidos.

Texto Anterior: Hipólito e Barbosa Lima são medalhas de ouro
Próximo Texto: Rossicléia está à altura de Tiririca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.