São Paulo, sábado, 3 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Walking' celebra mudança

MARISA ADÁN GIL
DA REPORTAGEM LOCAL

Há dois anos, ninguém imaginaria que o Everything but the Girl iria se transformar em uma das bandas mais "cool" do planeta.
Preciosista demais para agradar quem procurava apenas bom pop, a dupla formada por Tracey Thorn (vocais) e Ben Watt (teclados, violões, eletrônicos) parecia destinada ao limbo solitário do jazz-pop metido a bossa nova.
"Missing", o remix, mudou tudo isso. Todd Terry, o rei da house music, descobriu o mapa da mina. Todos os excessos jazzísticos e literários do grupo se dissolveram numa batida dance.
Deve ser um sinal dos tempos que alguns dos melhores grupos dos anos 90 (Portishead, Tricky, Massive Attack) sigam a mesma receita: pop elaborado, aliado às melhores batidas que uma máquina pode produzir.
No caso do EBTG, o resultado é mágico. "Walking Wounded" é o tipo de disco que cai tão bem na pista quanto no sofá -a dois, de preferência.
Batidas de techno, jungle, hip hop e house não chegam a tocar a voz de Tracey, que navega tranquila sobre os mares de teclados e efeitos controlados por Watts.
"Eu poderia ter te amado para sempre", lamenta Tracey na faixa-título, obra-prima do disco. No mesmo patamar está a melodiosa "Wrong", prova de que a pista pode ser o melhor lugar para afogar as mágoas.
É difícil destacar faixas: da batida hip hop de "Single" ao refrão de "Big Deal", tudo é encantador.
Só resta ouvir "Mirror Ball", a que mais lembra os velhos tempos da dupla, e celebrar a metamorfose mais inesperada dos anos 90.

Disco: "Walking Wounded", Everything but the Girl
Lançamento: Virgin
Quanto: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: Show de NY confirma sucesso da nova fase
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.