São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
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Paris indica bicicleta contra a poluição

LUIZ ANTONIO RYFF
DE PARIS

Neste verão, Paris descobriu a roda. Ou melhor, as duas rodas. Bicicleta é a palavra mágica usada para tentar resolver os problemas de poluição na cidade e diminuir o número de carros na rua.
Estima-se que, a cada ano, 100 milhões de horas sejam perdidas em engarrafamento na cidade. E os mais de 900 mil carros da cidade são considerados os principais vilões responsáveis pela poluição do ar -um problema que preocupa 32% dos franceses.
Em Paris não se fala em rodízio de carros para resolver esses problemas. Mas, como em São Paulo, o poder público está começando a testar soluções. Como alternativa ao excesso de carros, Paris sugere a bicicleta -veículo utilizado hoje, cotidianamente, por 140 mil parisienses. E que, para orgulho francês, foi inventado no país na época de Napoleão 3, em 1861.
O prefeito de Paris, Jean Tiberi, inaugurou no mês passado os primeiros cinco quilômetros de ciclovia na cidade. A previsão é que 50 quilômetros fiquem prontos até o final do ano.
Em contrapartida, Tiberi e a prefeitura de polícia decidiram restringir o limite de velocidade quando o grau de poluição ultrapassar o limite considerado ruim.
Além disso, quando esse limite for atingido, o tráfego em certas áreas da cidade será proibido.
Transporte de graça
A ofensiva para combater o excesso de veículos ocorre em todo a França, embora seja na capital, onde está concentrada a maior parte dos veículos, que a campanha seja mais forte.
Para tentar convencer as pessoas a deixarem os carros em casa, a Assembléia Nacional aprovou, no mês passado, um projeto de lei que torna gratuito o transporte público quando a qualidade do ar atingir um nível considerado crítico.
A medida ainda não é definitiva. A lei deverá ser submetida à votação no Senado, em outubro.

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