São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bovespa semeia ações para o ano 2000

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Bovespa, maior Bolsa de Valores do país, está preparando o terreno para incrementar o mercado de ações brasileiro do terceiro milênio. Para poder enfrentar a forte concorrência das Bolsas dos outros países emergentes e a migração natural de ações tupiniquins para Bolsas nos Estados Unidos (por meio de ADRs), a Bovespa está plantando sementes.
A mais recente é a participação, como cotista -investiu R$ 1,25 milhão-, do fundo de investimento em empresas emergentes de Santa Catarina.
Esse fundo, que também tem a participação da Previ (Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil), do BNDESpar (BNDES Participações) e do Besc (Banco do Estado de Santa Catarina), vai capitalizar empresas de médio porte e prepará-las para uma eventual abertura de capital.
"Temos de agir como incubadores de empresas", diz Alfredo Rizkallah, presidente da Bovespa. "Para manter o crescimento do mercado de ações no futuro, precisamos incentivar a criação de novos papéis."
Lógica
É uma questão de lógica. O movimento da Bovespa mais que dobrou este ano, passando para R$ 530 milhões diários em julho. Parece mesmo um mercado de gente grande, só que há uma concentração violenta em poucos papéis: na sexta-feira passada, a Telebrás amealhou, sozinha, 69% do volume no mercado à vista. Junto com Petrobrás e Eletrobrás, levou 82,5% das negociações.
Mas, como os volumes totais estão crescendo, sobra dinheiro para ações de segunda linha para baixo. Aí é que começam os problemas.
"Há uma carência de ações de empresas interessantes que não sejam blue chips", diz o analista de investimentos Rubens Marçal, da Lafis. "Como está, pode faltar papel no mercado no futuro."
Outro passo da Bolsa para evitar o problema foi o projeto Meta, criado em abril, para dar liquidez aos papéis de segunda linha. Mais novidades virão, diz Rizkallah.

Texto Anterior: Desemprego é tema de ciclo de debates
Próximo Texto: Confira sua aplicação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.