São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontrado corpo do piloto do TWA-800

"Time" aponta para terror iraniano

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

Os corpos do piloto e de um engenheiro do avião da TWA que explodiu em Long Island matando 230 pessoas foram encontrados sábado à noite e identificados ontem.
Os restos mortais do capitão Ralph G. Kevorkian, 58, e do engenheiro Richard G. Campbell, 63, estavam próximos à área considerada uma "mina de ouro" em potencial pelas equipes de resgate.
É que ali se encontra submersa parte da cabine do 747, onde pode estar o painel de instrumentos do avião. Os investigadores esperam encontrar os mostradores "congelados", revelando informações sobre velocidade do avião e o funcionamento em geral da aeronave.
A possibilidade de que uma bomba (possível causa da explosão ocorrida no dia 17 de julho) estivesse no compartimento de bagagem, logo abaixo da cabine, é a mais forte atualmente.
Os destroços serão inspecionados para apurar a presença de resíduos químicos, principais evidências de bomba. Ainda não se sabe quando a cabine será resgatada.
Segundo James Kalstrom, do FBI, foi encontrada uma "massa de destroços" que dará muito trabalho para ser recuperada.
Até as 17h de ontem, 194 corpos haviam sido resgatados e outros 36 continuavam desaparecidos.
As buscas pelos corpos e destroços do avião foram retardadas durante a semana passada por causa do mau tempo na região.
Conexão iraniana
Apesar da hipótese de que uma bomba tenha causado a explosão do vôo TWA-800, que ia de Nova York para Paris, não ser oficial, a revista "Time" que chega hoje às bancas informa que a CIA (serviço de inteligência americana) suspeita da ação de terroristas iranianos.
Segundo fontes não-identificadas afirmaram à revista, uma reunião de líderes terroristas no Irã há cerca de um mês teria dado o sinal verde ao atentado. As mesmas fontes afirmam que a versão ainda é "vaga e pouco sólida", mas, mesmo assim, "atormentadora".

Texto Anterior: Irã refuta acusações
Próximo Texto: Filho de Eidid é indicado por partido presidente da Somália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.