São Paulo, quarta-feira, 7 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

Campinas testa Internet via TV a cabo

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma boa notícia para os internautas: a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vem testando, com sucesso, o uso das TVs a cabo para o acesso à Internet, a rede mundial de computadores que reúne mais de 40 milhões de usuários ao redor do globo.
O equipamento que torna essa experiência possível se chama cable modem, que possibilita a transmissão de dados digitais, em alta velocidade, pelas redes de cabos das TVs.
Os modems são dispositivos que permitem a transmissão de dados digitais via linha telefônica. Atualmente, começa a ser experimentada no mundo a tecnologia dos cable modems.
A experiência da Unicamp está sendo desenvolvida em convênio com a VC TV Cabo, de Campinas.
Segundo Marçal dos Santos, diretor técnico do Centro de Computação da Unicamp, o acesso à Internet com o uso de cable modems foi feito à velocidade de 10 Mbps (10 milhões de bits por segundo).
Isso é 347 vezes mais rápido do que a velocidade obtida via linha telefônica com modems de 28,8 Kbps -considerados padrão, hoje, para uso em ambiente doméstico e pequenos escritórios.
As empresas de TV a cabo têm interesse em oferecer o serviço, mas, segundo o presidente da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), Roger Karman, a legislação não aborda esse assunto de forma clara.
Como o acesso à Internet envolve transmissão de dados -um serviço prestado pelas companhias telefônicas-, há dúvidas quanto ao direito das TVs a cabo de se envolver nesse novo mercado.
LEIA MAIS sobre a experiência com os cable modems em Campinas na pág. 5-6.

Próximo Texto: Diversão paga; Planeta virtual; Ligações via Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.