São Paulo, quarta-feira, 7 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duas versões de soft no micro

VIA INTERNET

"Comprei um computador 486DX4 de 100 MHz e 8 Mbytes de memória. Uso 'Windows 3.11' com inúmeros programas. Quero atualizá-lo para o 'Windows 95'. É possível manter instaladas, ao mesmo tempo, a versão 3.11 e a 95? Quais as vantagens e desvantagens de cada versão? A perda de memória será grande? A máquina ficará mais lenta?"
Luciano Serra

Resposta
É possível manter as duas versões no mesmo micro. Isso lhe deixará mais confortável para ir migrando de uma para outra aos poucos. Será necessário tomar alguns cuidados para que a versão não controlada pelo "Win95" não afete os arquivos do "Win95".
Haverá o uso de espaço em disco das duas versões, pois cada uma será independente da outra. A memória RAM não será afetada, pois será usada com exclusividade por apenas uma das versões.
Para instalar o "Win95" junto com a versão antiga, inicie a instalação do "Win95" e, quando ele detectar a instalação antiga e solicitar o nome do diretório, informe um nome de diretório diferente. Por exemplo, W95.
Ele então será instalado e avisará que nesse sistema não será possível aproveitar as configurações da versão anterior.
Caso a instalação seja apenas a atualização e no mesmo diretório da anterior, os parâmetros antigos, como janelas e demais configurações, serão mantidos. A instalação das duas versões ocupará mais espaço e exporá o "Win95" a alguns riscos. Mas, como você estará testando para se acostumar, bastará que, nesse caso, você o reinstale.
Procure manter seus dados pessoais sempre gravados em disquete (backup) e, até a migração completa, utilize os arquivos pessoais, como os textos ou planilhas que você fez, na versão antiga.
Lembre-se de que se você usar aplicativos para a versão 95 com seus arquivos e salvá-los nessa versão, talvez o aplicativo da versão antiga não consiga lê-los. Procure salvá-los, quando possível, na opção Salvar como, como fazia na versão do programa para o "Windows" antigo.
O "Windows 95" utiliza de uma forma diferente os subdiretórios. Procure, enquanto estiver no DOS ou "Windows" antigo, não mexer nos subdiretórios do 95. Outra coisa importante é não apagar os arquivos que foram colocados pelo "Win95" no diretório principal do DOS. Exemplo: config.w40 ou autoexec.w40.
Para entrar na versão antiga do DOS e "Windows", pressione a tecla F8 quando aparecer a mensagem "Iniciando o Windows 95" e escolha a opção "Versão anterior do MS-DOS".
Quando quiser remover a versão antiga, o próprio "Win95" o ajudará. Clique em Iniciar, Configurações, Painel de Controle e Adicionar ou Remover programas. Você verá uma lista com o item "Remover versão antiga do MS-DOS e Windows". Clique nessa opção e em Remover/Instalar. No restante, o "Win95" o auxiliará. A partir daí, você estará usando apenas o espaço da nova versão.
Miguel Angelo de Souza Aguiar é consultor da Price Waterhouse.
Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. O número do fax é (011) 223-1644. E-mail: informatica@folha.com.br.

Texto Anterior: Uso do modem na Internet
Próximo Texto: Empresa explica mal como usar o micro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.