São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Apoio' de urubu é disputado em MG

LUCAS FIGUEIREDO
ENVIADO ESPECIAL A PAINS (MG)

PSDB e PMDB disputam o "apoio" de um urubu em Pains, cidade de 12 mil habitantes situada a 230 km de Belo Horizonte.
Casimiro, 3, também chamado de "negão", é um urubu domesticado, que, depois de solto, passou a conviver com os moradores do município mineiro.
A ave anda na praça sem ser incomodada, é alimentada com carne de primeira, participa de festas e enterros e é destaque do bloco carnavalesco Nostravamos.
A popularidade do urubu é tanta que dois candidatos a vereador pegaram "carona" no nome de Casimiro ao registrar suas candidaturas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
O motorista Juarez Alves Furtado, 34, que criou o urubu, é candidato pelo PMDB com o nome de "Juarez do Casimiro".
O técnico em eletricidade aposentado Milton José Pinto (PSDB), 63, registrou-se na Justiça Eleitoral com o nome de "Milton Casimiro", aproveitando a fama de melhor amigo da mascote de Pains.
Para o peessedebista, a substituição do tucano pelo urubu como símbolo de campanha não vai melindrar o partido. "É tudo bicudo e bicho de pena", afirmou.
Pessoa importante
Quem não está achando graça na história é o prefeito de Pains, Djalma Vilela (PSDB).
"O Casimiro está virando a 'pessoa' mais importante da cidade. Não é bom que se use a fama dele para eleger representantes do povo", afirmou o prefeito.
Vilela contou, fazendo mistério, que "um partido" está tentando impugnar os dois nomes que fazem referência ao urubu.
"Não acredito que o Casimiro esteja achando ruim. Ele é meu amigo", afirmou o candidato Pinto, do PSDB.
O peemedebista Furtado conta que pegou o animal ainda filhote em uma pedreira da cidade que ia ser demolida.
"Vi aquele 'trem' (o Casimiro) e resolvi pegar para criar. Ele está sendo um cabo eleitoral beleza para mim", conta o candidato.
Furtado pensa em mandar fazer folhetos de campanha com uma foto dele e da mascote de Pains juntos.
Seu adversário do PSDB, no entanto, partiu na frente e já tem prontos os "santinhos" com a imagem do urubu.
Narcisista
"Vou mandar refazer, porque não ficou bom. O Casimiro saiu bem na foto, mas eu fiquei feio", afirmou Pinto, sempre consultando o urubu: "Não é, 'negão'?"
Ao ver que a ave estava mais interessada na câmera fotográfica do repórter da Folha, o candidato "amigo" do 'negão' justificou a falta de resposta da ave: "Ele sofre de narcisismo, gosta de aparecer. O Casimiro acha que é bonito", sussurra.
Os dois pretendentes a uma vaga na Câmara Municipal já tentaram repetir a experiência de domesticar outros urubus.
Com o candidato peessedebista não deu certo. Depois de solta, a ave não voltou mais.
Furtado também tenta criar outro filhote, já apelidado de Casimiro Júnior, mas o animal tem demonstrado aversão aos humanos.
"O Casimiro é especial", resume o prefeito. "Muxiba (carne para cães), ele não come", atesta o auxiliar de açougueiro Vinícius Alves Almeida, 16. Essa espécie de ave tem por hábito alimentar-se de carne em decomposição.
A única dúvida que paira acerca de Casimiro é sobre sua sexualidade. Ninguém da cidade sabe reconhecer se a ave é macho ou fêmea.
A mascote da cidade mineira nunca foi vista acompanhada no alto do poste onde costuma dormir, em frente à casa lotérica Ponto da Sorte.

Texto Anterior: Pitta repete o 'sermão Harvard'
Próximo Texto: QUEM É CASIMIRO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.