São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universo Online publica dicionários

GISELLE BEIGUELMAN
DO UNIVERSO ONLINE

Obras de referência são comuns no Ocidente desde o século 18, mas parecem ter sido feitas sob encomenda para a Internet.
Se já não existia nada mais confortável do que consultar enciclopédias e dicionários em meios digitais, como o CD-ROM, não há nada mais prático do que poder fazer esse tipo de consulta on line.
Quem desconfia dessa premissa vai confirmá-la a partir deste domingo no Universo Online, serviço on line do Grupo Folha.
Os dicionários Melhoramentos Soft da Língua Portuguesa, Michaelis Soft Inglês-Português, Português-Inglês, Espanhol-Português e Português-Espanhol inauguram a parceira da Melhoramentos com o UOL e são os primeiros de uma série de 13 volumes que estarão disponíveis na Biblioteca do UOL (http://www.uol.com.br/bibliot/) até o fim deste mês.
Lançado no último dia 28 de abril, em fase experimental e gratuita, o Universo Online se prepara para ser o maior provedor de acesso à Internet do país e entra em fase comercial neste mês.
A Editora Melhoramentos existe desde 1915. Publica dicionários desde a década de 20 e começou a editar os dicionários Michaelis há mais de 60 anos.
Mais vendida
Segundo Breno Lerner, diretor da Melhoramentos, "a importância dos dicionários Melhoramentos -e particularmente da linha Michaelis- pode ser avaliada pelo seu aspecto comercial e pelas suas qualidades culturais".
"Os dicionários respondem por 30% do faturamento da editora e, sem dúvida, a variedade de formatos e de idiomas da linha Michaelis explicam por que ela é a linha de dicionários mais vendida no Brasil e em Portugal", completa.
Mas a importância dos dicionários não se resume ao seu valor mercadológico, diz Lerner.
"Dicionários são repositórios culturais", afirma. "Seu conteúdo é a estrutura de uma língua. Por isso, são mais do que uma ferramenta linguística, são um instrumento de conhecimento de outras culturas", continua.
Caio Túlio Costa, diretor-executivo do Universo Online, sublinha o significado estratégico do serviço. "Os dicionários ampliam o raio de ação do UOL. Com eles, reforçamos o papel do Universo Online como veículo de informação e avançamos em nossa meta de democratização do conhecimento."
Costa explica ainda que "a parceria com a Editora Melhoramentos marca a aproximação do UOL com o público estudantil, que passará a contar com um serviço de apoio à pesquisa ainda inédito no Brasil: facilmente acessível, rápido, barato e eficiente".
Essas são as principais características do conteúdo da Biblioteca do Universo Online, onde se pode consultar o texto integral da Folha de 1994 em diante e fascículos produzidos pela Folha, como o "A História das Copas".
Parceria
Os dicionários Melhoramentos e Michaelis são a primeira parceria comercial do UOL no serviço de bibliotecas on line e, segundo Lerner, foi fruto da identidade de filosofia empresarial das duas partes envolvidas.
"A Melhoramentos e o UOL compartilham a mesma crença no suporte digital. É uma nova mídia que confirma que o futuro da informação está diretamente relacionado com a capacidade de disponibilizar a maior quantidade de dados na forma mais barata possível. E é justamente isto que estamos fazendo. Estamos colocando a estrutura da língua no suporte mais acessível e barato do mercado e, portanto, o mais democrático", diz Lerner.

Texto Anterior: Atlanta e Tiririca
Próximo Texto: Augusto será o tutor dos filhos de PC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.