São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edições de Praz e De Man saldam lacuna

DA REPORTAGEM LOCAL

Um clássico da crítica literária ganha finalmente edição brasileira. Lançado em 1930, "A Carne, a Morte e o Diabo na Literatura Romântica" (Unicamp, 570 págs., R$ 59,00; est. 83), do crítico Mário Praz (1896-1980), é um dos trabalhos fundamentais sobre a literatura do século 19.
Pela primeira vez, também, um dos mais influentes teóricos contemporâneos da literatura, o belga Paul de Man (1919-1983), terá uma obra sua lançada no país.
Trata-se de "Alegorias da Leitura" (Imago, 360 págs., R$ 35,00, est. 158), em que Man analisa a escrita de Rousseau, Rilke, Proust e outros escritores.
Entre os lançamentos de crítica brasileira, o principal é "Leitura de Poesia" (Ática, 238 págs., est. 36). O livro reúne ensaios de Alfredo Bosi (também organizador), Benedito Nunes, José Miguel Wisnik e João Luís Lafetá, entre outros, sobre a atividade poética.

Texto Anterior: Obras trazem os anos 70
Próximo Texto: Anjos, sexo e roupas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.