São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf concentra obras para eleição

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

A festa de inauguração da nova Faria Lima, que ocorre a partir das 10h de hoje, marca o início de uma maratona de inaugurações programada pela Prefeitura de São Paulo para o período que antecede a eleição municipal.
Está prevista para os próximos 52 dias a entrega de pelo menos 80 obras. Ou seja, 1,53 inauguração por dia até 3 de outubro.
A Secretaria Municipal da Educação, por exemplo, prevê a conclusão de 23 escolas. Quatro a mais do que foi feito em 94 e 95 juntos.
A Secretaria da Família e Bem-Estar Social também reservou para as vésperas da eleição a entrada em funcionamento de 11 creches. Em todo o ano passado, foram entregues apenas quatro.
O prefeito Paulo Maluf diz que as inaugurações não estão vinculadas à eleição municipal. "Eu não posso deixar de entregar uma obra que fique pronta hoje", afirmou.
Maluf é o padrinho político do candidato a prefeito Celso Pitta (PPB), ex-secretário municipal de Finanças. Pitta deve estar presente às principais inaugurações.
Obras Viárias
Nos meses de agosto e setembro serão inauguradas também algumas das principais obras viárias da administração Maluf. Além da nova Faria Lima, já parcialmente inaugurada três vezes, serão entregues o segundo túnel do Complexo Ayrton Senna (6 de setembro) e o Sistema Viário Jacu-Pêssego (8 de setembro), apontado pelo próprio prefeito como a obra mais importante da sua gestão.
O custo dessas três obras, segundo a Secretaria de Vias Públicas, ficará em R$ 279 milhões (sem contar os gastos com as desapropriações na Faria Lima, que ainda não foram definidos pela Justiça).
A oposição contesta os dados da prefeitura. Somente o sistema Jacu-Pêssego, segundo o PT, teria custado R$ 353,4 milhões.
Depois do primeiro turno da eleição, o ritmo das inaugurações vai diminuir, conforme o cronograma de obras fornecido pelas secretarias municipais.
Em outubro, a prefeitura vai entregar 12 obras, contra 33 previstas para agosto e 47 para setembro. Em novembro, mês do segundo turno, serão 19 inaugurações. Em dezembro, 26.
A Secretaria Municipal dos Transportes, por exemplo, promete liberar, no segundo semestre, duas fases do projeto de recuperação dos corredores de transporte coletivo, iniciado em fevereiro deste ano.
Serão sete inaugurações em setembro, duas em outubro, seis em novembro e uma em dezembro.
Já a Secretaria das Vias Públicas vai fazer três inaugurações em agosto, nove em setembro, nenhuma em outubro, duas em novembro e nenhuma em dezembro.

Texto Anterior: Sociedade médica dará selo de qualidade
Próximo Texto: Cronograma das inaugurações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.