São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Efeitos da abertura sobre empregos divide opiniões

DA REPORTAGEM LOCAL

Os efeitos da abertura da economia sobre o emprego foram motivo de polêmica no debate "O Futuro do Trabalho", promovido pela Folha no último dia 6.
O professor do Departamento de Economia da PUC do Rio, José Márcio Camargo, defendeu a abertura econômica .
"Economias fechadas têm empresas ineficientes e sem competitividade. Elas tendem a fechar e os danos para o emprego são ainda maiores."
O professor do Instituto de Economia da Unicamp, Jorge Eduardo Levi Mattoso, discorda. "Não existe uma só forma de abertura nem somente um modelo de reestruturação produtiva. Setores ineficientes precisam de proteção."
Também houve debate sobre o papel do Estado e dos sindicatos nas políticas de emprego.
Para o presidente do Instituto Liberal, Jacy de Souza Mendonça, é necessário que haja menos intromissão por parte do Estado ou de entidades representativas.
Já para o coordenador de produção técnica do Dieese, Antônio Prado, o Estado precisa estabelecer políticas sociais e de geração de emprego "essenciais ao país".

Texto Anterior: Institutos admitem estudar índice único
Próximo Texto: Vice do BID defende repartição de renda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.