São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infecções são risco

MARISTELA DO VALLE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Qualquer agressão ao sistema nervoso pode gerar problemas neurológicos no bebê. Antes do nascimento, os problemas podem ter causas genéticas, e, durante a gravidez, o sistema nervoso central pode não se formar direito devido a infecções. A mais conhecida delas é a provocada pelo vírus da rubéola.
Vanda Gonçalves, coordenadora do Giadi, recomenda que as mães façam exames de sangue no início da gravidez, por meio dos quais é possível detectar, por exemplo, os anticorpos contra rubéola.
Outras doenças também podem afetar a formação do sistema nervoso, como a toxoplasmose.
Porém artigo publicado em 1994 por K. Kuban e Alan Levitton na revista médica "New England Journal of Medicine" levanta a hipótese de existirem outros fatores até então desconhecidos para a má-formação do sistema nervoso.
Eles citam como causas do problema mães com histórico de abortos repetidos ou ciclos menstruais com mais de 40 dias, deslocamento precoce da placenta etc.
Depois do nascimento, o bebê também pode adquirir problemas neurológicos provocados por infecções, trauma craniano e doenças sistêmicas maltratadas.
(MV)

Texto Anterior: Centro ajuda prematuros
Próximo Texto: Pesquisadores divergem sobre câncer causado por campo eletromagnético
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.