São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova missão vai a planície

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A sonda espacial Mars Pathfinder vai pousar em Marte em julho de 1997 em um local propício à busca de fósseis, uma antiga planície inundável conhecida como Ares Vallis. O local do pouso está em uma região na qual as águas correntes poderiam ter depositado fósseis. Mais ainda, a água se originaria de pontos nos quais o calor do chão favoreceria o desenvolvimento de seres vivos.
Com isso os pesquisadores vão ter uma primeira visão do que poderá no futuro ser considerado um sítio paleontológico. "Trabalhando com a equipe da Pathfinder, nós esperamos dar uma primeira olhada nos depósitos minerais aquosos de Marte em 1997", afirmam os dois pesquisadores, Jack D. Farmer e David J. Des Marais.
A Mars Pathfinder tem lançamento previsto entre 2 e 27 de dezembro deste ano, chegando no Dia da Independência americana, 4 de julho. A sonda tem 264 kg e leva um veículo explorador, um minijipe de seis rodas de 10,5 kg.
É uma sonda relativamente barata para padrões americanos -cerca de US$ 300 milhões. Parte do projeto é justamente testar se sondas não tão sofisticadas podem dar conta da pesquisa, segundo afiram o gerente do projeto na Nasa, Anthony Spear, e o cientista chefe da pesquisa, Matthew Golombek.
A Pathfinder deve pousar e fazer algumas medidas da atmosfera durante essa entrada. Como diz o nome -"desbravadora", em inglês-, seu objetivo principal é caracterizar o ambiente marciano para ajudar futuras missões.
Já o veículo-explorador "Sojourner" -o nome quer dizer "residente temporário"- vai ser controlado remotamente da Terra.
Além de câmaras, o minijipe tem um instrumento, um espectrômetro, capaz de examinar a composição química das rochas.
(RBN)

Texto Anterior: Nasa vai tentar achar ser vivo em Marte
Próximo Texto: Descoberta dá respiro a agência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.