São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

Zé Ramalho celebra ressurgimento

DA REPORTAGEM LOCAL

Chegou a hora de Zé Ramalho. Com uma música no horário nobre da TV, um disco novo e duas turnês nacionais, o cantor e compositor celebra sua volta ao cenário musical brasileiro.
"Minha música renasceu para as gerações seguintes", diz o cantor, que estréia hoje show no Tuca, lançando o disco "Cidades e Lendas" -o primeiro em quatro anos.
"Admirável Gado Novo", gravada por ele há 18 anos, foi remasterizada e incluída na trilha da novela "O Rei do Gado", da TV Globo.
"Virou o tema dos sem-terra", diz Zé Ramalho, que compôs a canção no final dos 70 pensando nos nordestinos que atravessavam as secas em busca de trabalho.
"Na época, tornou-se uma espécie de hino para o povo brasileiro. Agora, ela se adapta novamente ao momento do país."
Outro sucesso antigo do compositor, "Chão de Giz", foi regravado por Elba Ramalho. "É um bom momento para a minha música."
Com Elba Ramalho, o cantor realizou recentemente o show "Grande Encontro", que tinha ainda Geraldo Azevedo e Alceu Valença.
No primeiro semestre, os quatro artistas percorreram 16 cidades. No Canecão, gravaram um disco ao vivo -o lançamento está previsto para novembro, quando o show deve também chegar a São Paulo.
Metafísica
"Cidades e Lendas" é o 12º disco da sua carreira. Zé Ramalho não havia ficado satisfeito com seu trabalho anterior, "Frevoador" (1992).
"Desta vez, tive tempo para escolher melhor o repertório e convidar as pessoas certas."
O sanfoneiro Sivuca é o responsável pelos arranjos do disco, uma reunião de ritmos nordestinos com vestimenta pop, que inclui uma parceria com Jorge Mautner ("Bomba de Estrelas") e uma composição de Paulinho da Viola ("Para um Amor no Recife").
No show de lançamento, no Tuca, apenas metade das músicas será do disco novo. Haverá espaço para sucessos antigos como "Avohai" e "Vila do Sossego".
Além disso, Zé Ramalho preparou dois segmentos especiais. Há um bloco em homenagem a Raul Seixas, de quem canta "O Trem das Sete" e "Medo da Chuva".
"Somos próximos, usamos a mesma linguagem metafísica", diz. "Muitos fãs dele vêm aos shows".
O final da apresentação é dedicado aos "reis do Nordeste" Luiz Gonzaga, João do Vale e Jackson do Pandeiro. "Tem muito baião, xaxado e frevo. É uma grande festa."

Show: Zé Ramalho
Onde: Tuca (r. Monte Alegre, 1.024, tel. 873-3422, Perdizes)
Quando: hoje, amanhã e domingo, às 21h
Quanto: R$ 20

Texto Anterior: Salomão cria poesia com prosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.