São Paulo, sábado, 17 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igrejas pedem mais ação do governo

Texto será divulgado dia 28

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) divulgará um documento no próximo dia 28, em Brasília, classificando como "insuficientes" as providências do governo federal para a realização da reforma agrária.
No texto, "Carta ao Povo Brasileiro", o Conic reconhece que alguma coisa tem sido feita, mas diz que as iniciativas representam muito pouco diante da magnitude do problema.
Para as igrejas que fazem parte do conselho, a reforma agrária é "escandalosamente necessária" ao país.
Tão necessária, afirmam, que mesmo aqueles que de fato não a desejam disfarçam essa posição e se dizem favoráveis a ela, enquanto "criam obstáculos à sua efetiva realização".
Integrantes
Presidida por d. Glauco Soares de Lima, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o Conic, fundado em 1982, representa a maioria expressiva dos cristãos que vivem no Brasil.
O conselho é integrado pelas seguintes igrejas brasileiras: Católica Apostólica Romana, Católica Ortodoxa Siriana, Cristã Reformada, Episcopal Anglicana, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista e Presbiteriana Unida.
A carta será assinada pelos presidentes das igrejas no encerramento do seminário "Igrejas e a Questão da Terra no Brasil", que se realizará no dias 27 e 28 de agosto, em Brasília.
Está prevista a participação do ministro de Política Fundiária do governo Fernando Henrique Cardoso, Raul Jungmann no seminário, que pretende discutir as ações e propostas do governo para a reforma agrária.
Também devem comparecer ao evento membros do Congresso Nacional.
Livro
Na ocasião, será lançado o livro, "Os Pequenos Possuirão a Terra", um trabalho conjunto da Cese (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) e do Conic.
Com o livro, as igrejas pretendem assumir um compromisso com todos os setores que estão trabalhando a favor de uma ampla e diversificada reforma agrária no Brasil.

Texto Anterior: Julgamento de Darly Alves começa no PR
Próximo Texto: Invasores deixam sede do Incra em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.