São Paulo, sábado, 17 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Page elege Bahia como "refúgio espiritual"

Guitarrista está em Lençóis

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LENÇÓIS

O guitarrista Jimmy Page, 52, ex-Led Zeppelin, decidiu trocar as intermináveis turnês mundiais pela tranquilidade de uma pequena cidade no interior da Bahia, o seu "refúgio espiritual".
Sem as mordomias de seu castelo inglês, sem a presença de seguranças e pela primeira vez com cabelos curtos desde a década de 60, Page está praticamente dividindo seu tempo entre a cidade de Lençóis (460 km de Salvador) e Londres, sede de seus negócios.
A admiração do guitarrista pelo lugar é tanta, que ele planeja no futuro morar na cidade.
Além disso, doou R$ 15 mil para o projeto Grãos de Luz do instituto Irmãs da Reparação, dinheiro que está sendo empregado na reforma do prédio da instituição e em um projeto de educação alternativa para 80 crianças carentes do local.
Os moradores da cidade formaram uma "tropa" para proteger o seu anonimato em Lençóis. Ninguém confirmava sua presença na cidade até a última quarta-feira.
Descoberto pela reportagem da Agência Folha, o ex-Led Zeppelin se recusou a dar entrevistas e se trancou em casa. Depois, aceitou dar algumas declarações, desde que não fossem sobre rock.
"Escolhi este local pela tranquilidade espiritual. Me sinto em casa aqui", disse Page, com tradução de sua mulher, Jimena Gomez Paratcha, 22, filha de argentinos que nasceu na Califórnia (EUA). Ela morou três anos em Lençóis, antes de conhecer o guitarrista.
Nos últimos dois anos, toda vez que Page tem férias, ele vai a Lençóis. Nesta semana, comprou um terreno por R$ 35 mil e planeja construir uma casa, segundo apurou a Agência Folha. O projeto está a cargo da arquiteta Angela Leony, de Salvador.
Antes de descobrir a Bahia, Page tinha como refúgio apenas sua casa no Marrocos, onde também consegue cumprir seu objetivo de não ser reconhecido e poder transitar entre os habitantes locais como um turista inglês.
Em janeiro deste ano, ele no Hollywood Rock em São Paulo e no Rio ao lado de seu ex-companheiro de Led Zeppelin Robert Plant. Antes dos shows, ele ficou um mês em Porto Seguro (BA).
Viagem de ônibus
Na primeira vez que Page foi a Lençóis, ele chegou em um Peugeot alugado. Há uma semana, o guitarrista e sua mulher voltaram à cidade de ônibus intermunicipal, saindo da rodoviária de Salvador, em uma viagem de oito horas.
A reportagem da Agência Folha descobriu Page na quarta-feira na Chapada Diamantina, um paraíso ecológico cheio de cachoeiras e cavernas, o ponto de encontro dos esotéricos na Bahia.
Naquela noite, o guitarrista havia perdido a chave da casa de 80 metros quadrados que alugou em Lençóis para uma temporada de 15 dias e teve que arrombar a janela da sala para poder dormir.
Há quase dois anos com Page, Jimena conta que ele teve um "choque" por ter sido descoberto, agora, depois de cinco viagens ao local. "Ele pensou em usar chapéu para esconder sua identidade", afirmou. "Nós até planejamos morar aqui, mas não agora. Temos que passar dois anos em Londres, onde vou me formar professora."
Canja
Jimena tem uma filha, Jana, 2, com o saxofonista baiano Luciano Silva, de quem Page ficou amigo. O guitarrista e Silva fizeram um dueto no aniversário de 1 ano de Jana, uma canja que ainda não foi esquecida pelas pessoas presentes no restaurante do camping da cidade.
No mesmo local, no último domingo, foi comemorado o segundo aniversário da filha de Jimena, mas desta vez Page não tocou.
A rotina do guitarrista em Lençóis: dorme antes das 22h, acorda antes das 6h. Busca água potável na mina próxima a casa, fotografa a paisagem e pessoas simples e faz a feira com uma sacola de palha.

Texto Anterior: Exposição revela paisagens e povos do Brasil
Próximo Texto: Garoto de 11 anos vira discípulo do guitarrista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.