São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

Para Dias, produtor quer custo menor

Juro mais baixo pode reduzir êxodo

SHIRLEY EMERICK
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Dias, considera que o fim das restrições agrícolas dos países do Mercosul (Mercado do Cone Sul) é o principal motivo da emigração dos produtores brasileiros.
As condições naturais -como solo e clima- e, principalmente, os baixos custos de produção estão atraindo os agricultores para o Uruguai, o Paraguai e a Bolívia.
Segundo ele, os produtores brasileiros foram para esses países à procura de insumos baratos e de carga tributária mais baixa.
O secretário afirmou também que alguns produtores saíram do Brasil porque, nos outros países, tinham acesso a recursos com prazos de pagamento maiores e juros mais baixos.
No entanto, com a queda dos juros do financiamento agrícola brasileiro e com as dificuldades de crédito no mercado internacional, o êxodo rural diminuiu.
"A diferença do custo de produção entre o Brasil e o Cone Sul, hoje, já não é mais tão grande", disse.
Para o diretor de Crédito Rural do Banco do Brasil, Ricardo Conceição, a ida de produtores brasileiros para outros países do Cone Sul é um fator estrutural.
"Quando as pessoas procuram outros países para plantar é porque os custos de produção estão mais altos aqui."
Ele disse também que há produtores que deixaram o país por causa das dívidas.

Texto Anterior: "Ocupação pacífica" preocupa vizinhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.