São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo avalia qualidade total

FR
DA REPORTAGEM LOCAL

"O cliente e os fornecedores têm sido o alvo preferencial dos esforços mais intensos da gestão da qualidade total", diz o engenheiro Francisco Uchoa Passos, 48.
Já "educação, treinamento, capacitação profissional e apoio à participação do empregado são pontos frágeis das estratégias de qualidade total."
As conclusões são tiradas a partir de um amplo estudo, que envolveu 81 empresas da cadeia produtiva do plástico no país.
"É possível uma generalização dessas conclusões para outros setores, dada a diversidade dos tipos de empresas que constituem a cadeia do plástico", afirma Passos.
Em sua dissertação de mestrado (leia sumário), Passos dividiu as empresas do setor em três grupos.
Primeiro, o segmento de metal e mecânica, fornecedor de máquinas para a produção, composto de empresas de grande porte.
Segundo, o segmento que fornece os produtos químicos -"as grandes plantas químicas, nacionais e multinacionais, com elevado nível de automação".
Por último, os transformadores de plástico - grupo diversificado, que abrange desde pequenas e médias empresas, com baixa tecnologia, até as de "plásticos de engenharia", com tecnologia avançada.
A pesquisa foi feita com base em um extenso questionário respondido pelas empresas. A tese caracteriza as estratégias de qualidade total e traz uma série de gráficos e tabelas com os resultados.
Um dos pontos destacados por Passos é que os resultados dessas estratégias só são verificados a longo prazo.
Segundo ele, as mudanças organizacionais permanentes também dependem da "intensificação dos esforços nas áreas do crescimento profissional dos seus empregados e da sua participação nos processos decisórios da empresa".

Texto Anterior: Hora de reflexão
Próximo Texto: Pesquisas buscam a melhoria do ensino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.