São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apreensão e tristeza

Apreensão e tristeza
CIDA SANTOS
Os últimos dias foram de

CIDA SANTOS

Os últimos dias foram de apreensão e tristeza no mundo do vôlei. Primeiro foi Tina: um mal-estar no jogo entre o Trasmontano e Jomec e o assustador diagnóstico de um aneurisma cerebral. Foi operada, teve uma recuperação surpreendente, mas trouxe à tona a incômoda sensação de que a vida pode escapar assim, de repente, em plena quadra.
O final de semana foi mais ingrato para Josenias. Um acidente de carro e a morte. Como a Tina, ele era atacante de meio. Teve passagens pela seleção, mas a melhor imagem dele foi no período que o Suzano foi bicampeão brasileiro.
Ele era o capitão e o retrato de um time sem estrelas, com jogadores humildes, muitos rejeitados pelas outras equipes, que procuravam provar que podiam vencer.
O mundo rodou, o Suzano colecionou títulos, e os jogadores mudaram de equipes. Na Superliga 95/96, Josenias jogou no Flamengo. Nos últimos dias, andava feliz: iria se transferir para o Japão. Um sonho que não pôde realizar.
*
A seleção feminina volta a treinar hoje. Difícil será o técnico Bernardinho despertar motivação nas jogadoras. Afinal, não é fácil disputar o Grand Prix, torneio com 12 jogos durante um mês na Ásia, depois de todo o desgaste de Atlanta.
A Federação Internacional exige que o time seja praticamente o mesmo da Olimpíada. Com isso, Bernardinho só pôde dar descanso para Ida, que já se despediu da seleção, e para Márcia Fu. Está na hora de se repensar o calendário.
O maior sinal disso são as declarações das jogadoras, que não estão aguentando mais essa maratona de jogos.
Fernanda Venturini já anunciou que só está disputando o Grand Prix porque é obrigada. E mais: em 97, vai dar um tempo na seleção. Vale lembrar que ela só tem 25 anos.

Texto Anterior: O ranking da dívida
Próximo Texto: O mais disputado; Debandada; Destaque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.