São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

SP retém robô feito para missão a Marte

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

Um carro-robô que integra uma das próximas missões a Marte da Nasa, a agência espacial dos EUA, ficou retida na alfândega do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).
O modelo que veio ao Brasil é uma unidade reserva e seria apresentado na abertura da Semana de Tecnologia da Escola de Engenharia Mauá (São Caetano, Grande São Paulo).
Segundo os organizadores do evento, o robô, réplica do que integra a missão Pathfinder, não foi liberado porque não havia um documento oficial da Nasa atestando que ele iria participar de um evento acadêmico. A chegada do documento e a liberação do robô estão previstas para hoje.
Missão tripulada
A primeira missão tripulada para Marte pode ser antecipada de 2019 para 2011, se forem confirmadas as evidências apresentadas no mês passado pela Nasa de existência de vida no planeta.
A afirmação é de Anthony Spear, gerente do projeto Mars Pathfinder, que pretende colocar o robô na superfície marciana em julho do próximo ano.
No mês passado, a Nasa anunciou a descoberta de indícios de vida primitiva em meteorito marciano encontrado na Antártida.
A Pathfinder deve decolar em dezembro, chegando a Marte em 4 de julho próximo. Um carro-robô será lançado à superfície do planeta, de onde enviará fotografias do solo para serem estudadas pela Nasa.
Segundo Spear, vida em Marte, hoje, "seria possível no subsolo, devido à concentração de água."
"Os robôs cobrem uma área pequena, de cerca de cem metros, e não podem cavar. Se quisermos analisar o subterrâneo do planeta, será preciso mandar homens."
Spear e Cheick Diarra, navegador-chefe da Pathfinder, estão no Brasil para participar da Semana de Tecnologia.

Texto Anterior: Andrade Gutierrez rejeita falar de sequestro; Promotor do caso Colosio é assassinado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.