São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido sente falta de Lula na campanha

DA REPORTAGEM LOCAL

O comando da campanha de Luiza Erundina está ressentido com a ausência de Luiz Inácio Lula da Silva das atividades eleitorais de São Paulo. O principal líder do PT quase não fez campanha ainda ao lado da candidata de seu partido.
Lula foi visto uma única vez ao lado de Erundina, na zona leste da cidade. Mas isso ocorreu no início da campanha. Os petistas dizem há duas semanas que ele reservou dois dias da semana -segundas e terças - para ajudar a candidata.
Até agora, no entanto, Lula não apareceu. O comando da campanha acha que sua presença é importante em atividades de rua e no programa de TV. Acha que ele atrai o voto de uma faixa da população fiel a ele, principalmente trabalhadores de baixa renda.
O comando petista em São Paulo não acredita que Lula esteja magoado com a linha adotada pelos marketeiros de Erundina para baixar a rejeição à candidata. "O PT que diz sim", slogan da campanha, desagradou o líder do partido.
Ele e outros petistas acharam que o slogan tinha uma leitura óbvia de que havia um outro PT, negativo, que dizia "não". O slogan e outras peças publicitárias geraram uma crise na campanha.
A crise teve origem nas críticas feitas por Aloizio Mercadante, ligado a Lula e vice de Erundina. Para petistas, Mercadante falou com o aval de Lula. Por causa das críticas, Celso Loducca, marketeiro da campanha, se demitiu.
O PT voltou a dizer ontem que Lula aparecerá ao lado de Erundina na próxima semana. Até agora, no entanto, o líder petista tem preferido fazer campanhas em outras cidades onde o partido tem chances de vitória.

Texto Anterior: Sem dinheiro, PT corta funcionários
Próximo Texto: Descolamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.