São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT pretende evitar agora articulação

WILSON TOSTA
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente nacional do PT, José Dirceu, afirmou ontem, no Rio de Janeiro, que, antes de 1997, seu partido não participará de nenhuma frente formal contra a proposta de reeleição do presidente da República.
Os petistas, segundo ele, não querem incluir o assunto na agenda política de 1996, o que interessaria ao governo federal.
"O Sérgio Motta (ministro das Comunicações, defensor da proposta de discutir a reeleição ainda este ano) está plantando isso (a possível formação da frente) na imprensa", disse Dirceu.
Segundo ele, o que o PT fará, por enquanto, será discutir em separado com outras forças políticas maneiras de barrar a proposta.
No próximo dia 29, Dirceu se encontra em Brasília com o ex-presidente Itamar Franco e com o presidente do PMDB, Paes de Andrade.
"O que querem discutir não é a reeleição, é a proposta de dar mais quatro anos de mandato para Fernando Henrique Cardoso", disse.
Na avaliação do petista, o Congresso Nacional não conseguirá votar mais nenhum projeto importante este ano, incluindo a reeleição e a reforma administrativa.
"Já participei de outras frentes, na campanha das diretas e no impeachment do Collor", disse José Dirceu. "Isso é coisa de profissional, não pode ter trapalhada."
O presidente do PT afirmou que seu partido não apóia uma eventual candidatura do ex-presidente Itamar Franco para retornar ao Palácio do Planalto em 1998.
Os petistas, segundo ele, deverão ter candidato próprio, ou trabalhar por um nome único de centro-esquerda.
O presidente do PT repudiou afirmações de que somente Itamar teria condições de derrotar Fernando Henrique Cardoso na disputa pela Presidência.
"Hoje, Fernando Henrique perde a eleição", avalia o dirigente petista.

Texto Anterior: PPB não quer discutir reeleição em 1996
Próximo Texto: Área com pendência fica fora da reforma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.