São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio registra 1º estado de atenção na cidade de SP

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Cetesb decretou ontem o primeiro "estado de atenção" na cidade de São Paulo desde que o rodízio de carros começou a vigorar, no dia 5 deste mês.
A região do Ibirapuera (zona sul) registrou excesso de ozônio às 15h durante uma hora. A "atenção" é decretada quando a qualidade do ar em uma região é considerada má, e não há tendência de dispersão dos poluentes.
Chuvas e ventos ajudam na dispersão da poluição. Mas a previsão do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para hoje em São Paulo é de dia ensolarado, com pouca nebulosidade.
"A atenção hoje foi leve, mas amanhã (hoje) pode piorar", disse Claudio Alonso, gerente de Qualidade Ambiental da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
O nível de ozônio é considerado em más condições quando chega a 200 microgramas por m3. Ontem, às 15, havia 209 microgramas por m3 na região do Ibirapuera.
A partir da classificação "inadequada", a Cetesb já considera que pode haver danos à saúde.
Essa é a quarta vez que a qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo é classificada como má desde o início do rodízio e é a terceira em que chega a estado de atenção.
As duas primeiras atenções ocorreram na Grande São Paulo. A primeira foi registrada no dia 8, em Guarulhos, e a segunda em Mauá, no último dia 20.
O ozônio e o material particulado são alvos secundários da operação. O principal objetivo do rodízio é reduzir a emissão de monóxido de carbono.
Obediência
Segundo a Operação Rodízio, ontem 95,6% dos motoristas respeitaram a proibição de não circular. O índice é igual ao de anteontem e maior do que o de quinta-feira passada, que teve 95,4%.
Hoje, os carros com placas de finais 9 e 0 não podem circular. A multa para quem desrespeita a proibição é de R$ 100, dobrando na reincidência. O rodízio vigora até o final da semana que vem.
O número de autuações até as 13h de ontem foi de 4.611. Anteontem, foram autuados 7.776 carros.

Texto Anterior: Defesa quer derrubar depoimento de frentistas
Próximo Texto: Últimos dias receberão 600 mil em Barretos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.