São Paulo, sábado, 24 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema 'bate bola' no fim-de-semana

Curtas destacam o esporte em SP

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

O 7º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, que acontece desde ontem na cidade, mostra neste final de semana uma série de trabalhos que têm por tema o futebol.
Hoje é a vez das produções internacionais. Para os interessados em saber como Irlanda, União Soviética ou Suíça, por exemplo, tratam, cinematograficamente, um tema que é parte do espírito nacional, há seis opções.
Austrália
"O Momento Mágico de Burny", uma produção australiana, conta em seis minutos a história de um homem capaz de alterar o resultado de um jogo decisivo apenas com a maneira de passar a ferro a camisa de seu clube.
Rússia
Uma outra opção é o russo "Jogos Viris". O filme mostra a relação entre um torcedor, o jogo, a televisão e a cerveja.
Irlanda
Outra produção irlandesa é "Trinta e Cinco Contra Um".
O programa será completado com "Fora do Jogo", da Suíça, e "Gol", da França.
Brasil
Seis produções brasileiras comparecem amanhã.
Produzido em 1982, "Gaviões", de André Klotzel, é uma espécie de radiografia da paixão pelo Corinthians.
Mostrando cenas da decisão de 1977, e ainda partidas da "era Sócrates", o filme mostra como o resultado de uma partida pode gerar humor, tristeza e violência no cotidiano de uma fanático torcedor. O efeito, por vezes, é estonteante.
A melancolia causada pela derrota está presente em "Barbosa" (1988), de Ana Luíza Azevedo e Jorge Furtado.
Com Antonio Fagundes no elenco, o filme conta uma história fantástica: um homem que inventa uma máquina do tempo e decide ir ao Maracanã, na final da Copa do Mundo contra o Uruguai, em 1950, para salvar a partida e a honra do goleiro Barbosa, da seleção brasileira.
"Cartão Vermelho", de Laís Bodansky, trata do futuro. Uma garota adora o futebol e joga em um campo de várzea com os meninos do bairro. Como resultado, o amor. E não só pelo esporte.

Texto Anterior: Villeneuve 'surfa' e bate Hill em Spa
Próximo Texto: Brasil espera 'casa cheia' no Sul-Americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.