São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Julgamentos dão audiência nos EUA

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

Num país como os Estados Unidos, onde existe até uma emissora dedicada exclusivamente a qualquer tipo de disputa judicial, os julgamentos de crimes polêmicos ou que causaram grande impacto na opinião pública são campeões de audiência.
O julgamento do jogador de futebol americano O.J. Simpson, acusado de matar sua mulher Nicole Brown e um amigo dela -e inocentado nos tribunais- foi o mais famoso deles.
A cobertura dos jornais e TVs foi tão intensa que a história de Simpson acabou sendo comparada, por críticos da mídia, como se tivesse se transformado numa novela, que milhões de norte-americanos acompanharam, dia após dia, pela televisão.
O mais recente caso polêmico é o julgamento de Timothy McVeigh, o principal acusado no atentado à bomba num prédio em Oklahoma City, há um ano.
McVeigh é suspeito de ter colocado uma bomba no prédio, matando dezenas de pessoas.
Ele será julgado em corte federal, entre o final de 96 e início de 97, em Denver (Colorado).
Pela lei, câmeras de televisão não são permitidas em julgamentos federais, mas as emissoras se movimentaram contra.
As principais redes de TV já entraram na Justiça para garantir os direitos de transmitir, ao vivo, o julgamento de McVeigh.
As famílias das vítimas, em Oklahoma City, também entraram na Justiça. Pedem para que seja instalado um circuito fechado de televisão na corte federal para poderem assistir ao julgamento de suas casas.

Texto Anterior: Caso Daniella Perez vira show na TV
Próximo Texto: TV exibe discussão sobre a liberdade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.