São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura quer privatizar Zona Azul e parquímetros

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf enviou projeto de lei à Câmara Municipal que prevê a privatização do sistema de Zona Azul.
Se a proposta for aprovada, a prefeitura vai abrir uma licitação, e a empresa vencedora poderá explorar o estacionamento nas vias públicas por 30 anos, pagando uma taxa mensal ao município.
A empresa terá que instalar um sistema de controle por meio de parquímetros ou equipamentos eletrônicos de coleta. Ao final da concessão, o sistema ficará para a prefeitura.
O preço e o tempo máximo de uso das vagas serão definidos antes da abertura da licitação. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) poderá ampliar o número de vagas disponíveis para a exploração.
O vereador Odilon Guedes (PT) disse que a privatização vai aumentar o desemprego em São Paulo. "Os fiscais serão substituídos pelo sistema eletrônico", afirma. Ele diz também que o preço da Zona Azul será muito mais caro. "O vencedor da licitação vai querer, naturalmente, ter lucro."
A prefeitura diz, na justificativa do projeto, que em todas as grandes cidades do mundo as administrações exploram o estacionamento através do sistema eletrônico. "Os parquímetros reduzem a evasão a praticamente zero. Mas, como o custo desse sistema é elevado, é necessário que se conceda a exploração à iniciativa privada."
(RG)

Texto Anterior: Embriaguez pode cassar habilitação
Próximo Texto: Metroviários suspendem 'operação tartaruga'; PF prende italiano dono de restaurante; Governo vai liberar R$ 50 mi para leite; Polícia prende 2 acusados de sequestro; Preso acusado de participar de assassinato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.