São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

'Novo Brasil' se satisfaz com empate

ARNALDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A MOSCOU

A seleção brasileira de futebol empatou em 2 a 2 com a Rússia, ontem, em Moscou, no primeiro jogo da equipe após o fracasso na Olimpíada de Atlanta.
Os jogadores e o técnico Zagallo ficaram satisfeitos com o resultado da partida, que marcou o início do "projeto Copa de 98", visando o Mundial da França.
Desentrosado e sentindo os efeitos do fuso horário, o Brasil jogou mal e esteve sempre em desvantagem no marcador.
O time foi salvo por um gol de pênalti de Ronaldinho, a seis minutos do final.
O primeiro tempo foi inteiramente dominado pela Rússia.
O placar parcial de 1 a 0 ficou de bom tamanho para o Brasil, que não atuou pelas laterais e viveu de esporádicas tabelas entre Giovanni e Ronaldinho, que jogam juntos no Barcelona.
Mesmo perdendo um de seus melhores jogadores por contusão -Veretenikov, logo aos 15min-, os russos atacaram o tempo todo.
A pressão deu resultado aos 16min. Radimov, substituto de Veretenikov, em sua primeira jogada na partida, foi derrubado por Zé Elias dentro da área brasileira.
Nikiforov cobrou bem o pênalti e marcou o primeiro gol do jogo.
A vantagem não diminuiu o ímpeto do time russo, que teve mais três chances na primeira etapa.
A única chance real do Brasil no tempo inicial aconteceu aos 30min. Giovanni lançou Ronaldinho, que tocou rente à trave direita de Cherchessov.
O jogo começou a mudar para o Brasil logo no primeiro minuto do segundo tempo.
Após falha da defesa russa, Donizete entrou livre e tocou na saída do goleiro, empatando a partida.
A equipe passou a marcar melhor e tomou conta do jogo. Mas, com a expulsão de Cafu, aos 31min, o Brasil voltou a se perder na partida.
Aos 34min, Radimov acertou um belo chute e desempatou, contando com falha do goleiro Carlos Germano.
Três minutos depois, Ternavski, infantilmente, colocou a mão na bola, cometendo pênalti. Ronaldinho bateu e garantiu o empate para a seleção brasileira.

Rússia
2
Cherchessov; Onopko, Nikiforov e Ternavski; Mamedov, Kanchelskis, Tetradse, Veretenikov (Radimov) e Tichonov (Kharlatchov); Radchenko (Beschastni) e Kolyvanov (Kechinov)
Técnico: Boris Ignatiev

Brasil
2
Carlos Germano; Cafu, Gonçalves, André Cruz e André; Zé Elias, Amaral e Leonardo (Zé Maria); Giovanni; Donizete e Ronaldinho (Jardel)
Técnico: Mario Zagallo

Local: Dynamo Stadium, em Moscou; Juiz: Vadim Juk (Belarus); Público: 20 mil pagantes; Cartões vermelhos: Cafu (B), Onopko (R); Gols: Nikiforov (de pênalti), aos 17min do primeiro tempo; Donizete, a 1min, Radimov, aos 34min, e Ronaldinho (de pênalti), aos 39min do segundo tempo

Próximo Texto: Russos reverenciam a seleção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.