São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marta tem a contratação anunciada na liga dos EUA

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

A ala-pivô Marta de Souza Sobral, vice-campeã olímpica em Atlanta, deve disputar o primeiro campeonato profissional feminino de basquete dos EUA.
A equipe Richmond Rage, da American Basketball League, anunciou ontem sua contratação por dois anos. Os valores do acordo não foram anunciados.
O projeto da ABL ganhou impulso este ano com o sucesso do basquete feminino em Atlanta -a final entre Brasil e EUA, por exemplo, foi o evento olímpico coletivo de maior audiência na TV do país.
Nesse embalo, nasceu a WNBA, versão feminina da National Basketball Association, que abrirá seu primeiro torneio em junho de 97.
O anúncio do Richmond deve encerrar a novela do sumiço de Marta pelos EUA. Sua equipe no Brasil, a Seara, ameaçava puni-la.
Até as 20h, a Seara dizia desconhecer o futuro da atleta, que chegou ontem ao Brasil.
Marta foi indicada ao Richmond por uma amiga, a norte-americana Adrienne Goodson, que atuou no Brasil entre 91 e 96 e também foi selecionada pelo time do Estado de Virgínia (Costa Leste dos EUA).
"Quando Adrienne contou que havia uma vaga na equipe, fiquei interessada no mesmo instante. Quero continuar minha carreira competindo contra as melhores do mundo", afirmou a brasileira.
"Achamos que Marta pertence à elite do basquete no mundo", disse a treinadora Lisa Boyer.
"Ela é versátil, certeira e pode se adaptar a todos os estilos de jogo. Além disso, sua presença na defesa será um fator de intimidação às nossas oponentes", acrescentou.
Estréia
A primeira partida da brasileira deve acontecer em 18 de outubro, quando o Richmond Rage estréia na liga, contra o New England.
Dez integrantes da equipe norte-americana feminina de basquete, campeã olímpica em Atlanta, já fecharam com times da ABL.
Entre elas, a pivô Lisa Leslie, que será companheira de Marta. Leslie foi a cestinha da final olímpica contra o Brasil, com 29 pontos.
A ABL terá oito times em duas fases, uma classificatória, com 40 partidas, e uma eliminatória.

Texto Anterior: Técnicos evitam comparação com a NBA
Próximo Texto: Luizão comanda a goleada do Palmeiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.