São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alumni abre projeto de curadorias

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Centro Cultural Alumni inaugura hoje, com a exposição "Pequenas Mãos", um grandioso projeto intitulado "Curadorias Alumni".
O objetivo do projeto é dar oportunidades a jovens curadores para mostrar seus trabalhos.
O primeiro curador escolhido, o carioca Adriano Pedrosa, vem de uma prestigiada exposição individual na Galeria Luisa Strina.
Escritor, artista plástico e curador, Pedrosa mora em Los Angeles, onde termina doutorado em Literatura Comparada na Universidade da Califórnia. A mostra "Pequenas Mãos" marca a sua estréia nacional como curador.
Curadoria criativa
Pedrosa reuniu trabalhos de 15 destacados artistas contemporâneos como Beatriz Milhazes, Tunga, Jac Leirner e Leonilson.
Longe de querer mapear uma determinada produção artística, o artista busca uma curadoria criativa, e não crítica.
Assim, Pedrosa se posiciona contra a objetividade, a isenção e a correção, negando a importância do histórico e do verdadeiro.
Ele propõe um recorte minimalista que evidencie obras que registrem "um labor artesanal, singelo e repetitivo".
O nome da exposição foi retirado do trecho de uma poesia de e.e.cummings: "Ninguém, nem mesmo a chuva, tem mãos tão pequenas".
Como o trecho da poesia, as obras que Pedrosa selecionou para a mostra, todas dispostas nas paredes, no estilo "salon novecentista", são de pequenas dimensões.
Seis galerias de arte (Luisa Strina, Valu Oria, Camargo Vilaça, Casa Triângulo, Millan e Adriana Penteado) são parceiras do Alumni no "Projeto Curadorias". (CEM)

Exposição: Pequenas Mãos
Quando: hoje, às 20h. Segunda a sexta, das 9h às 22h. Até 11 de outubro
Onde: Centro Cultural Alumni (r. Brasiliense, 65, tel. 523-3655)

Texto Anterior: Encontro celebra trilhas históricas
Próximo Texto: Pedrosa revisa design
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.