São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia faz 2º acordo com Israel

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Turquia assinou um acordo de cooperação militar com Israel ontem em uma decisão que equilibrou as recentes iniciativas de diplomacia e comércio em direção ao mundo islâmico do premiê turco, Necmettin Erbakan, e de seu governo de caráter islâmico.
As autoridades turcas disseram que o acordo com Israel representa uma cooperação da indústria da defesa similar às que os turcos têm com 20 outros países. Ela prevê troca de conhecimentos técnicos e a modernização de 54 aviões turcos com ajuda de Israel.
Mas o acordo é incomum por ser o segundo entre os dois países apenas neste ano. Um outro, assinado antes de os integralistas islâmicos chegarem ao poder, em junho, permitia o treinamento de pilotos israelenses no céu da Turquia. O tratado gerou críticas do Irã e de outros países islâmicos.
Erbakan também criou um problema com os Estados Unidos neste mês ao assinar um acordo de US$ 23 bilhões para a construção de um gasoduto e para a importação de gás natural do Irã.
Ontem, a Turquia começou a receber energia elétrica do Irã por um acordo assinado junto com o tratado sobre o gás natural.
Quando estava na oposição, Erbakan criticou o acordo militar com Israel, mas desistiu de suas objeções ao chegar ao poder.
O novo governo turco também permitiu a retomada de uma operação dos EUA que usa uma base na Turquia para proteger os curdos no norte do Iraque.

Texto Anterior: Mulheres são feridas a tiros
Próximo Texto: Acaba o exílio imposto a Aoun
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.