São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa diária mostra o que o leitor da Folha pensa do jornal

Opinião abrange desde os suplementos até a manchete

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha está realizando, há um mês, pesquisas diárias junto a seus leitores. O objetivo é obter avaliações e críticas sobre cada edição.
O jornal faz levantamentos do gênero desde março de 1987. O que difere as atuais pesquisas das anteriores é a sua periodicidade.
Sob a responsabilidade do Datafolha, a apuração já foi bimestral, mensal, quinzenal e até semanal. Pela primeira vez está sendo feita todos os dias, exceto aos sábados.
A pesquisa, chamada internamente de Datadia, dá oportunidade ao leitor de avaliar o jornal como um todo, cadernos e suplementos específicos e a manchete (título principal da primeira página).
Em agosto, a maioria dos leitores (de 65% a 75%) considerou as edições da Folha boas. Seguiram-se os que acharam o jornal ótimo (de 12% a 24%), regular (8% a 17%), ruim ou péssimo (de 0% a 2%).
Para realizar o levantamento, o Datafolha contacta todas as manhãs, pelo telefone, cerca de 200 leitores da Folha. Eles são escolhidos aleatoriamente, num universo de 6.000 assinantes residentes na cidade de São Paulo. O grupo sofre renovação semanal da ordem de 10%.
O leitor também é convidado a eleger a melhor foto e a reportagem ou artigo que mais o interessou. Nem sempre o assunto que desperta maior interesse é o que ganha a manchete do jornal.
Nas últimas 29 edições da Folha (até a última sexta-feira), a maioria dos leitores consultados elegeu nove reportagens que figuravam abaixo do principal título da capa do jornal.
As notícias tratavam de temas ligados ao cotidiano dos leitores: rodízio de automóveis e violência na cidade de São Paulo, por exemplo.
A expressiva maioria dos leitores acha que as manchetes da Folha têm sido "adequadas" (de 70% a 86%) e claras (de 72% a 97%). Poucos avaliam o título da capa do jornal como "sensacionalista" (de 12% a 17%).
Desde o início de agosto, houve três ocasiões em que metade dos leitores coincidiu ao apontar a mesma foto como a melhor da edição. No dia 5, a imagem que mais agradou (51%) foi a de de Hortência, disputando uma bola com uma jogadora da seleção norte-americana de basquete.
No dia 21, a foto preferida (50%) foi a de FHC comparando um retrato seu ao do físico Albert Einstein. E, no dia 27, venceu a foto do "eletrogato" (ligação clandestina sendo feita num poste).

Texto Anterior: Vantagens da claridade
Próximo Texto: Motta acusa Maluf de se aliar à corrupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.