São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como fabricar chocolate artesanal?

Sandra Inês Cardillo (São Paulo, SP)
O investimento inicial em equipamentos para fabricar chocolates artesanais fica em torno de R$ 2.000 -com geladeira, utensílios de cozinha, uma pequena derretedeira, uma pequena estufa e formas de diversos tipos.
Nesse caso, o risco do negócio é baixo e o retorno costuma ser rápido. A margem de lucro para essa atividade é alta.
Com o tempo, após sentir o mercado, o empreendedor poderá ampliar a produção investindo em outros equipamentos como a temperadeira (máquina que mistura ingredientes ao chocolate) e a cobrideira (máquina que dá banhos em tijolinhos de recheio e biscoitos).
Mas, nesse caso, o risco pode aumentar na mesma proporção dos custos, pagando-se cerca de R$ 8.700 pela temperadeira de 20 litros, por exemplo.
Na maioria dos casos, fazer um curso rápido, ter habilidade de culinária e poucos acessórios são suficientes para iniciar uma microempresa no ramo.
Para ter sucesso nesse ramo, o empreendedor deve ter criatividade para elaborar e comercializar seus produtos e serviços.
Antes de comprar qualquer equipamentos, o empreendedor deve dimensionar a produção, com uma rigorosa previsão de vendas.
O ideal é começar com equipamentos básicos, aumentando conforme a sua necessidade.
É preciso definir o público alvo e os revendedores (lanchonetes, lojas de doces, restaurantes, padarias e empresas).
Outro aspecto importante é encontrar um formato diferenciado para o produto -dietéticos, recheados, pintados ou criar cestas de chocolate, por exemplo.
Para ter mais destaque, a empresa pode oferecer serviços adicionais como decoração de mesas, entrega em domicílio, embalagens diferenciadas, folhetos, catálogos e distribuir amostras grátis.
Na abertura da empresa o empreendedor deverá verificar com a prefeitura as exigências quanto a localização, alvará de funcionamento e vistorias.
Leia abaixo onde adquirir equipamentos e fazer cursos de fabricação de chocolate.

Onde encontrar - Sebrae-SP: 0800-780202; Ital: (019) 241-5222; Lacta/Sathya: (011) 247-5490; Chocolândia: (011) 274-9113; Santo Antônio: (011) 294-0137; Bondinho: (011) 62-1869; Hebleimar Indústria: (0194) 26-4699; Delmack Máq. e Equipamentos: (011) 601-2923.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae, exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Endereço do Brasil inaugura nova fase
Próximo Texto: Empresa inova com lixeiras diferenciadas; Terceirização chega ao setor de compras; Sebrae vai mapear economia informal; Sebrae-SP vende 10.569 livros na Bienal; Insatisfação é de 33% nas microempresas; Rede Bon Grillé abre as primeiras franquias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.