São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA querem lançar airbags inteligentes

DA "ANSA"

Uma nova geração de airbags (bolsas de ar que inflam instantaneamente em colisões) está surgindo nos Estados Unidos.
Em casos de choque frontal em baixa velocidade (15 km/hora, por exemplo), o airbag pode ferir crianças. O equipamento dispara a uma velocidade de cerca de 300 km/h, podendo provocar graves lesões.
Os airbags inteligentes, que devem chegar ao mercado americano em dois anos, são dotados de sensores capazes de detectar se o passageiro está ou não com o cinto de segurança ou se há cadeirinha de bebê instalada no assento.
Dessa forma, eles dosam a velocidade em que é inflada a almofada de ar, analisando também posição e peso do passageiro e a intensidade da colisão.
Nos EUA, os airbags estão instalados em 35 milhões de veículos e, a partir de setembro, serão obrigatórios em todos os carros novos.
As estatísticas indicam que já salvaram 500 vidas, mas também causaram 42 mortes, 18 de motoristas e 24 de passageiros, 23 dos quais eram crianças.

Texto Anterior: Greenpeace lança "carro ecológico" na Suíça
Próximo Texto: Jipeiro já perdeu babás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.