São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
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Palio adaptado será lançado neste mês

DO ENVIADO ESPECIAL A BETIM

Palio adaptado será lançado neste mês
Deficiente faz avaliação dos novos sistemas
A Fiat dá início neste mês ao Programa Autonomy, um projeto para facilitar a vida do deficiente físico interessado em comprar um carro novo.
Na primeira etapa do programa está sendo lançado o Palio, o primeiro carro a sair de fábrica já adaptado para deficientes. Até agora, interessados em modelos adaptados precisavam recorrer às oficinas especializadas (veja quadro acima).
Inicialmente o modelo só poderá ser encontrado em dez revendas, que também terão suas instalações adaptadas, com banheiros e rampas de acesso, e funcionários especializados.
O modelo escolhido para inaugurar o serviço será o Palio 1.5 EL, por ter a melhor relação custo/benefício na isenção de imposto (veja texto à direita).
Veja o porquê: o Palio 1.0 ED, que já vem com desconto no IPI por ser "popular", custaria R$ 9.653, contra R$ 11.350 da tabela, um desconto de 15%. A versão 1.5 -R$ 15,4 mil na tabela- custa com a isenção R$ 11.084, uma redução de 28,2%.
São oito itens que poderão ser escolhidos um por um, unindo três tecnologias -Guidosimplex (italiana), Okey Technologie (francesa) e Kempf (alemã).
Inversão de pedais (R$ 250, em média), alavanca de freio vertical (R$ 400 a R$ 500), dois tipos de embreagem eletrônica (R$ 1.000 a R$ 1.100), porta basculante traseira (R$ 2.000 a R$ 2.500), banco giratório (sem preço) e três sistemas de acelerador e freio manuais (R$ 700 a R$ 800).
Teste
Para testar as adaptações, a Folha convidou o assessor administrativo Alexandre dos Santos Rosante, 28, que perdeu a mobilidade nas pernas em um acidente em 1986.
Entre as embreagens, os dois tipos foram elogiados. "São perfeitos. A saída é bem tranquila."
Nos sistemas de acelerador e freio manuais, Rosante não gostou da italiana, cujo acelerador é um aro fixo que fica por baixo do volante. "Quando você vira o volante, o aro não vira. Você não tem agilidade, fica todo preso."
O sistema alemão foi o preferido, por ter o aro acelerador sobre o volante. O francês foi elogiado por ter uma alavanca aceleradora de cada lado do volante. "Dá para usar com as duas mãos."
O que mais agradou Rosante foi a porta basculante, para o acesso da cadeira de rodas. "É coisa de Primeiro Mundo." Ele diz que sozinho leva mais de 15 minutos para guardar a cadeira no seu Monza. No Palio, levou cerca de três minutos. Só achou o preço muito alto.

O jornalista José Carlos Chaves e o deficiente físico Alexandre Rosante viajaram a Betim (MG) a convite da Fiat

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