São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996 |
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CARTAS * "Tenho uma picape C20, ano 94. Gostaria de saber qual é o seu consumo médio e se posso adaptar um escapamento duplo nesse veículo. Gostaria de saber também o endereço da fábrica de engates Karmann-Ghia." Geraldo Mello Filho (Ribeirão Preto, SP) Resposta A General Motors informou que o consumo da picape C20 é de 9,7 km/litro. Segundo o preparador de motores Vinicius Losacco, é possível instalar um escapamento duplo na C20. Losacco diz que é preciso trocar o coletor de escape. O modelo 6x2 é o mais indicado. O equipamento custa, em média, R$ 450 -já instalado. O endereço da Karmann-Ghia é avenida Álvaro Guimarães, 2.487, São Bernardo do Campo, SP, tel. (011) 451-5533. * "Tenho um Tipo 1.6 i.e, ano 95. Na primeira revisão, deixei o carro na concessionária Via Norte e reclamei de diversos problemas. Após duas semanas, entregaram o carro com 85% dos problemas melhorados, além de um barulho estranho no pedal do freio. Insatisfeito com os problemas, e após várias reclamações, o gerente da revenda marcou nova visita. O carro ficou na oficina por mais dois dias e, para minha surpresa, os problemas continuaram." Carlos Roberto Borges (São Paulo, SP) Resposta A Fiat informou que o atendimento ao cliente foi agendado para o dia 12 de agosto, na concessionária Mirafiori. A Folha entrou em contato com o leitor e foi informada de que o serviço só foi concluído depois que o carro esteve, por cinco vezes, na revenda. O leitor disse que o carro ficou mais de um mês parado na oficina. Borges afirmou ainda ter solicitado um carro reserva, mas, segundo ele, não foi atendido. * "No dia 4 de maio compareci à concessionária Fiorelli e comprei um Palio 1.5, com diversos opcionais, pelo sistema On-Line. A data máxima de entrega ficou estabelecida para o dia 30 de junho. Ao fim desse prazo, o veículo não foi liberado, e também não houve nenhuma manifestação por parte da montadora e da revenda. Após alguns telefonemas e visitas à concessionária, fui informado de que a cor escolhida não é muito solicitada, o que estava acarretando o atraso. No dia 10 de julho resolvi cobrar a fábrica e a autorizada. Como não houve resposta, enviei no dia 13 uma carta registrada. Acho um desrespeito anunciarem um sistema que não funciona." Sérgio Bertolacini (São Paulo, SP) Resposta A Fiat informou que, no dia 24 de julho, a concessionária Fiorelli entregou o veículo ao cliente. A Folha entrou em contato com o leitor, que se mostrou insatisfeito com o tratamento que recebeu da montadora e com o atraso. Mas o leitor confirmou a informação da montadora e acrescentou que foi ressarcido em R$ 450 pelo não-cumprimento do contrato. * "Comprei um Logus 1.6 CLi, na concessionária Taguacar, no dia 30 de junho. Notei que a capa do banco do motorista tinha um furo. Reclamei e informaram que, tão logo recebessem o pedido, fariam a substituição. Em todas as revisões, eu salientava o problema e eles alegavam atraso na entrega da capa. Acontece que nesse tempo a revenda foi fechada e o problema está pendente." Pedro Luis Mendes de Souza (Mogi-Guaçu, SP) Resposta A Volkswagen informou que o carro foi reparado e entregue ao cliente na primeira quinzena de julho. A Folha entrou em contato com o leitor e foi informada de que, na primeira quinzena de julho, foi feita a revisão dos 20.000 km e que o rasgo no estofado continua sem previsão de reparo. * "Em novembro do ano passado, comprei um Gol GLi 1.8 na concessionária Guanacar. Em abril, em viagem à cidade de Sete Lagoas, o carro começou a falhar. Em uma das falhas, precisei rebocar o carro até uma autorizada. O problema estava na injeção eletrônica, e a concessionária não tinha peça para reposição. Telefonei, então, para o serviço Volkservice e fui informado de que os meus direitos haviam sido interrompidos porque havia buscado socorro em uma concessionária da rede. Informaram ainda que o serviço só é devido em caso de emergência. Inconformado, solicitei um táxi e voltei para Belo Horizonte. Lamentavelmente não posso deixar de qualificar como péssimo o serviço pós-venda. Jamais comprarei outro carro da marca." Ângelo Jorge R. Suzano (Belo Horizonte, MG) Resposta A Volkswagen esclareceu que os serviços da Volkservice têm o objetivo de auxiliar o usuário, especificamente quando uma pane impede o carro de se locomover. A montadora explica que os serviços deixam de ser oferecidos caso o veículo tenha ingressado, por seus próprios meios, em uma revenda da rede ou qualquer outro prestador de serviços. A Folha entrou em contato com o leitor, que se mostrou insatisfeito com a não-prestação dos serviços oferecidos na compra do veículo. O leitor disse que a peça demorou 12 dias para chegar à revenda e não foi oferecido, por parte da montadora, hospedagem ou um carro reserva. * "Tenho um Uno Mille ELX, ano 96, com 23.000 km rodados. O carro já esteve por duas vezes na concessionária Quorun com problemas de falta de lubrificação do motor. No dia 20 de junho, contatei a montadora e reclamei dos defeitos apresentados no veículo. Foi agendada outra visita à revenda e constatado que, realmente, o motor emitia ruídos anormais. Estou sem o carro há 34 dias e sem previsão de conserto." Omar Vitiello (São Paulo, SP) Resposta A Fiat informou que o veículo foi reparado pela concessionária Quorun e entregue ao cliente no dia 1º de agosto. * A Folha contatou o cliente que confirmou a informação da montadora. O leitor disse ainda que trocaram 24 itens de seu carro para que os problemas fossem descobertos. Vitiello afirmou ainda que está insatisfeito com o atendimento recebido pela montadora e que entrou com um processo na Justiça para ser indenizado contra perdas e danos e lucros cessantes. Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou para o e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção. Texto Anterior: Ferrari apresenta esportivo do século 21 Próximo Texto: Conjunto mecânico é a virtude do Mondeo Índice |
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