São Paulo, segunda-feira, 2 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vereador precisa de 26 votos

DA ENVIADA ESPECIAL

A Câmara Municipal de Lavandeira terá nove vereadores. Para se eleger, cada um dos 16 candidatos precisa de pelo menos 26 votos.
"Parece fácil, mas o voto aqui é disputado no grito. Se a gente não prestar atenção, tentam roubar votos até dentro de casa", reclama o lavrador Camerino Pereira Bastos (PMDB-PFL), 39.
A disputa é tão acirrada que a maioria das casas já está "demarcada" com adesivo do candidato predileto. Algumas têm dois ou até três nomes de candidatos pregados na porta: "É sinal de que cada pessoa da família tem um candidato", explica Bastos.
Ao contrário das cidades grandes, onde boa parte dos concorrentes não chega a se conhecer, os candidatos a vereador de Lavandeira se cruzam nas ruas várias vezes ao dia.
"A gente evita ficar falando de política quando tem alguém do outro partido por perto. Às vezes é duro conseguir ficar sozinho com um eleitor sem ter outro candidato bisbilhotando", conta Paulo Gomes Luz, 36, candidato do PPB.
Mulheres
Há três mulheres concorrendo entre os 16 candidatos a vereador, mas só uma entrou na disputa de verdade. As outras duas só se candidataram para cumprir a lei que estabelece que 20% dos candidatos sejam mulheres.
Rosilda Leite, 37, mulher do candidato a prefeito pelo PMDB-PFL, chega a esconder que está concorrendo a uma vaga na Câmara. "Ser mulher de prefeito já vai dar muito trabalho. Também já tenho emprego, não preciso de mais um."

Texto Anterior: Candidatos realizam "debate"
Próximo Texto: Disputa abala vida doméstica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.