São Paulo, segunda-feira, 2 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lágrimas lavam sujeiras e nos livram de emoções fortes

KATHY WOLLARD

"Por que saem lágrimas dos nossos olhos quando a gente chora?", pergunta Stephen Gabelman, 9, de Nova York.
Os cientistas constataram que depois que as pessoas choram, geralmente se sentem melhor. E, segundo eles, é essa observação que pode conter a resposta ao enigma das lágrimas.
Mas primeiro vamos falar sobre o choro. Acima do canto externo de seus olhos, logo abaixo das sobrancelhas, ficam as glândulas lacrimais. Essas fábricas, que têm mais ou menos o tamanho de uma amêndoa, são capazes de produzir rios de lágrimas.
As glândulas lacrimais produzem lágrimas constantemente. Elas são feitas de água, óleos, sal e bicarbonato de sódio. É por isso que têm aquele sabor salgado. Sem que você se dê conta, as lágrimas saem de minúsculas passagens no canto externo de seus olhos. Cada vez que você pisca, as lágrimas se espalham sobre seus olhos para limpá-los.
As lágrimas lavam a poeira, as bactérias e outras sujeiras de seus olhos. Depois disso elas descem por pequenos canais no canto interno de seus olhos, passando por outra passagem e chegam até a área que fica atrás de seu nariz, de onde são absorvidas pelo corpo.
Mas os cientistas descobriram que as lágrimas de limpeza são muito diferentes das emocionais. Segundo os pesquisadores, 50% do choro é provocado por tristeza. São essas lágrimas (causadas por dor ou por emoção) que nos fazem sentir melhor.
Quando sentimos uma emoção ou dor forte, nosso cérebro produz substâncias químicas que carregam sinais dessa emoção ou dor, e nosso corpo produz hormônios especiais de estresse.
Os cientistas descobriram que as lágrimas emocionais contêm alguns desses hormônios e substâncias químicas. Assim, parece que o choro ajuda a nos livrar das substâncias químicas produzidas por nossas emoções fortes, deixando-nos mais calmos.

Perguntas para Kathy Wollard devem ser enviadas em inglês para P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: Pesquisa aponta as maiores preocupações dos jovens de SP
Próximo Texto: Novo Legião Urbana chega às lojas dia 20
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.