São Paulo, segunda-feira, 2 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Heroínas sensuais mudam mercado de gibis nos EUA

Chega este mês ao Brasil a nova geração de supermulheres

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

A principal tendência dos quadrinhos norte-americanos de ação chega ao Brasil este mês, com o lançamento dos gibis dos grupos Gen 13 e WildC.A.T.S., da editora Globo. Neles, imperam as heroínas gostosas, rainhas das bancas dos EUA nos últimos meses.
No primeiro semestre de 1996, as três maiores editoras de quadrinhos dos EUA (Marvel, DC e Image) lançaram 71 títulos novos e minisséries especiais. Desses, 45 têm pelo menos uma bela heroína entre os personagens principais.
O gibi que mais cresceu em vendagem é "Gen 13", da Image, com um grupo de agentes teens e superdotados. A líder do time é a ruiva Fairchild, segunda colocada na preferência dos estudantes paulistanos entrevistados pelo Folhateen (leia texto nesta página).
O Gen 13 foi criado pelo roteirista J. Scott Campbell e o desenhista Jim Lee. O estilo de Lee, um dos fundadores da Image, é imitado por toda a nova geração de desenhistas de HQs nos EUA.
A vencedora na votação dos estudantes foi Zealot, loira platinada que empresta sua habilidade em espadas ao grupo WildC.A.T.S., outra criação do mestre Lee.
O sucesso das heroínas pode ser explicado pelo perfil do público que compra gibis nos EUA, quase exclusivamente masculino. Segundo pesquisa da revista "Hero", menos de 1,5% dos gibis nos EUA são comprados por garotas.
O sucesso das garotas revoluciona os quadrinhos. Ameaçadas pelas deusas da Image, a Marvel e a DC trataram de caprichar na dose de sensualidade de suas heroínas.
A veterana Supermoça da DC ganhou formas generosas e uma saia bem mais curta. A loira Canário Negro, terceira colocada na pesquisa, também foi redesenhada.
Entre os desenhistas que mais se destacam com suas supermulheres está o brasileiro Mike Deodato, que trabalha nos EUA. Ele é considerado o melhor desenhista de bundas da HQ americana.

Onde encontrar gibis importados com as heroínas citadas: Livraria Devir, r. Maracaí, 185, Aclimação, tel. (011) 242-8524; Loja Comics, rua 24 de Maio, 116, cj. 17, Centro, tel. (011) 222-5590; Banca Comix, al. Lorena, 1.771, Jardins, tel. (011) 883-2507. Todas aceitam encomendas.

Texto Anterior: Para não pirar, vá a um ginecologista
Próximo Texto: Estudantes escolhem campeãs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.