São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pernambuco tem duas invasões

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE; DA FOLHA NORDESTE

Trabalhadores rurais sem terra da zona da mata de Pernambuco invadiram na madrugada de ontem duas áreas nos municípios de Água Preta (138 km de Recife) e Quipapá (187 km de Recife).
Não houve confronto. A maior ocupação ocorreu em Quipapá. Segundo o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), cerca de 600 famílias invadiram 8.000 hectares da usina Água Branca, que tem 22 mil hectares. Os agricultores reivindicam a vistoria da propriedade.
Em Água Preta, o engenho Palmeira, de 745 hectares, foi ocupado por 60 famílias. A área já foi desapropriada, e os colonos pedem a imissão de posse. O superintendente-adjunto do Incra, Constantino Ponzo, disse que a imissão "deve sair a qualquer momento".
Sobre a possibilidade de vistoria da usina Água Branca, Ponzo disse que prefere aguardar comunicado oficial sobre a invasão antes de comentar o assunto.
São Simão
Cerca de cem famílias de trabalhadores sem terra invadiram sábado a Estação Experimental de São Simão (285 km de São Paulo).
A área pertence ao Instituto Florestal, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O governo informou que planeja pedir a reintegração de posse. Até as 18h de ontem, isso não havia ocorrido. O grupo de invasores é ligado à CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Texto Anterior: Ministro e MST ampliam tom de críticas
Próximo Texto: Sem-terra invadem prédio da Fazenda em protesto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.