São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stich usa lei para reduzir o imposto

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O tenista alemão Michael Stich, 27, sofre investigação do Ministério da Finanças da Áustria, sob suspeita de não pagar seus impostos devidamente.
A notícia foi veiculada ontem pela rádio austríaca ORF e difundida pela agência noticiosa DPA.
Stich -que vive oficialmente na cidade de Salzburgo desde 1992- estaria se aproveitando da legislação austríaca para reduzir sua cota de impostos.
O alemão usa, para calcular o quanto deve pagar, o "Decreto do Esquiador" de Salzburgo, segundo o qual somente a quarta parte dos ganhos em prêmios deve ser arrecadada pelo Fisco.
Só que a norma, como o próprio nome diz, foi criada para defender os rendimentos dos esquiadores profissionais, que já pagam impostos nos países onde ganham seus prêmios.
Stich alega que ele também deixa parte de suas premiações para o Fisco dos países de origem. E que, portanto, o "Decreto do Esquiador" se aplicaria a ele também.
O Ministério das Finanças examina a regularidade da aplicação da tal norma ao caso do tenista.
O órgão governamental quer saber ainda se Stich paga menos imposto também pelos contratos comerciais que assina, benefício não incluído no decreto.
Segundo a rádio ORF, somente com esses contratos, o tenista alemão faturou cerca de US$ 9,3 milhões em 1993.
US Open
O tenista número um do ranking mundial, Pete Sampras, passou ontem às oitavas-de-final do Aberto dos EUA. O norte-americano bateu o russo Alexander Volkov por 6/3, 6/2 e 6/4.
O sueco Stefan Edberg também avançou no torneio, ao superar o holandês Paul Haarhuis por 6/4, 7/6 (7/4) e 6/1.
O croata Goran Ivanisevic, dono de um dos saques maios poderosos do mundo, é outro que prossegue na competição. Bateu o alemão Hendrik Dreekmann por 6/3, 6/2 e 7/6 (13/11).

Texto Anterior: Seleção feminina é poupada de treinos
Próximo Texto: Graf pode ser testemunha de contador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.