São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996
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Ferreri filma morte do cinema

LEON CAKOFF
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM VENEZA

Momentos de encantamento nas mostras paralelas de Veneza. O italiano Marco Ferreri, 68, abandona os seus ensaios escatológicos e misóginos para render uma comovente homenagem ao centenário do cinema em "Nitrato de Prata", título que se refere à base das películas do cinema mudo, altamente explosiva e combustível.
A homenagem ao cinema é inusitada. Segue o ponto de vista dos espectadores pelas dez décadas memoráveis da história do cinema.
Entre sequências de grande emoção que compõem o seu magnífico mosaico, não faltam momentos de autocrítica. Uma platéia anos 70 vê trechos do seu ainda escandaloso "A Comilança" e reage com indignação. Ferreri demonstra com pessimismo que a história do cinema guarda, com a força da eternidade, um século inteiro de humanismo e dos tropeços no comportamento humano.
Ferreri reluta, mas o seu veredito é notório. O cinema morre lentamente ao longo das três últimas décadas. As platéias abdicam dos prazeres coletivos em troca da reclusão moderna; os santuários das velhas salas de cinema em art déco dão vez a privacidade e egoísmo traduzidos em consumo em escalas cada vez mais individuais.
Apesar do pessimismo todo, o filme é de grande impacto visual com uma seleção de grande impacto de imagens populares de grandes momentos da história do cinema mundial.
Para os ainda apaixonados pelo cinema, isso pode ser um alento suficiente. De Carlos Gardel a Chaplin e Valentino, do making of de "Ladrões de Bicicleta" a "Maciste Alpino", uma das tantas raridades do cinema mudo, Ferreri ajuda a reviver esse vasto panorama de um inconsciente coletivo que devemos ao cinema.
Outro filme de grande impacto visual foi o canadense "Le Polygraphe", de Robert Lepage, diretor revelado em Cannes 95 com "La Confessional".
O filme se baseia na criação de dúvidas e suspeitas sobre um crime sem confissão, de um filme dentro de outro filme. A atriz do filme dentro do filme mergulha na sua personagem ao mesmo tempo em que se deixa envolver com os fatos de um misterioso crime real.
Paixões tórridas, armadilhas do destino e um inteligente roteiro fazem do filme uma rara preciosidade.

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