São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Catarina' desbanca 'Florentina' nas rádios de Ribeirão Preto

Canção dos anos 50 é parecida com a música de Tiririca

LUÍS FERNANDO BOVO
DA FOLHA NORDESTE

A música "Catarina", gravada na década de 50 pelo Trio Mineiro, virou hit em Ribeirão Preto (319 km ao norte de SP) e está desbancando "Florentina", de Tiririca.
A canção chamou a atenção dos ouvintes da rádio comunitária City Paulista FM, onde vem sendo executada, por ser muito parecida com o hit composto por Tiririca.
"Catarina" foi descoberta no programa "Proseando na Tuia", realizado pela Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil.
Para o maestro Roberto Minczuk, 29, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão, a música interpretada por Tiririca é uma "versão simplificada" de "Catarina".
"A linha harmônica das duas é basicamente a mesma. Mas são usadas sequências de notas diferentes para compor cada música", disse Minczuk. Por esse motivo, diz ele, "Florentina" não pode ser considerada um plágio.
O cantor Tiririca negou que tenha usado a música "Catarina" como base para "Florentina".
Segundo sua assessoria, a letra e a música das duas canções são diferentes e, por isso, não houve plágio. A assessoria diz que o estilo de composição que Tiririca usou em "Florentina" não é inédito e já foi utilizado por outros artistas.
No disco do Trio Mineiro, chamado "Os Namorados de Catarina", a composição da música é creditada a Rondinelli. Porém a canção não consta dos registros do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que controla os direitos autorais.
A música do Trio Mineiro tem a mesma estrutura de "Florentina". Ela conta a história de três violeiros que são presos após fazer serenata para Catarina, que seria a namorada dos músicos.
Um refrão é repetido inúmeras vezes durante a música, intercalando os versos falados pelo cantor. Tiririca usa o mesmo artifício em "Florentina". A história contada pelo astro nordestino também é parecida com a de "Catarina".
Para José Marcelino de Rezende Pinto, membro da Associação Pau Brasil e um dos apresentadores do programa "Proseando na Tuia", Tiririca cometeu um "plágio ideológico".
"A letra e a música são diferentes. Mas a história e a idéia são as mesmas da canção do Trio Mineiro", afirmou.
A cantora Inezita Barroso, que apresenta o programa "Viola Minha Viola" na TV Cultura, afirmou que "Catarina" foi um grande sucesso nos anos 50.
Para ela, "Catarina" faz parte de uma modalidade musical que busca o humor. "O Tiririca apenas resgatou isso."

Texto Anterior: L'Orchestre de Contrebasses traz humor aos clássicos
Próximo Texto: Produtor afirma que 'Cocoricó' é plágio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.