São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudos ligam genes a diabetes e leucemia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Três estudos publicados ontem associam diabetes, câncer de pele e leucemia a problemas em genes.
Genes defeituosos, que deixam de sinalizar que certas substâncias precisam ser liberadas no organismo, podem provocar doenças.
Na revista científica "Nature Genetics", pesquisadores do Howard Hughes Institute da Universidade de Chicago (EUA) afirmaram ter localizado o gene responsável pelo diabetes melito não-insulino dependente (ou tipo 2), que afeta mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. O gene, o NIDDM2, está no cromossomo 12.
Na mesma revista, Allen Bale e equipe, da Universidade Yale (EUA), disseram ter encontrado mais evidências de que o defeito em um gene está associado ao tipo de câncer mais comum, o carcinoma das células basais (de pele).
Segundo Daniel Catovsky e equipe, do Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres, a ausência de um gene ligado ao câncer do seio poderia causar um tipo comum de leucemia, a linfocítica crônica.

Texto Anterior: Ieltsin discute questão tchetchena com seu premiê a aparece na TV
Próximo Texto: Ministro nega que Menem queira fechar o Congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.